Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4424
Tipo: | TCC |
Título: | A inserção da Psicopedagogia no contexto escolar: construção do conhecimento e concepções de educadores do ensino fundamental |
Autor(es): | Galdino, Sidcley Horácio |
Primeiro Orientador: | Chaves, Célia Maria Cruz Marques |
Resumo: | A psicopedagogia considera o ser humano como dinâmico, ativo, constituído na relação dialética entre as dimensões relacional, racional e desiderativa, e dessa forma, a atuação profissional do psicopedagogo não pode se deter apenas a observação e atuação estática com o sujeito aprendente, mas antes, deve-se utilizar a observação e etapas de intervenção com o sujeito em diferentes contextos, como na família, grupos e contextos sociais, como por exemplo, no âmbito escolar. A partir de tal conceituação objetivou-se no presente trabalho averiguar a concepção de professores do ensino fundamental acerca da atuação psicopedagógica no contexto escolar. Para tanto, contou-se com a participação voluntária de 210 professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de João Pessoa (PB). Sendo a maioria do sexo feminino, cursando a graduação em Pedagogia, e com idade média de 28 anos. Estes responderam a um questionário estruturado visando apreender do professor suas concepções sobre a inserção do psicopedagogo na equipe multidisciplinar da escola; sobre sua contribuição para o processo psicopedagógico como um todo e mais especificamente para a atuação do professor no contexto escolar. O tempo médio para concluir a participação foi de aproximadamente 20 minutos. Foram observadas as questões éticas para a pesquisa com seres humanos. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo por meio do programa computacional Alceste. Os resultados indicaram principalmente que os professores são favoráveis à inserção do psicopedagogo no contexto escolar, identificando tal profissional como alguém que pode realizar um papel de mediação, que pode fazer parte da equipe multidisciplinar da escola e que é capaz de desenvolver estratégias e programas de intervenção. Entretanto, mais pesquisas precisam ser desenvolvidas a fim de que a concepção dos professores sobre a prática psicipedagógica no contexto escolar seja gradativamente aprofundada e, dessa forma, contribua positivamente para a atuação profissional da psicopedagogia no contexto escolar. |
Abstract: | The educational psychology considers the human being as a dynamic, active, constituted in dialectical relationship between relational dimensions, rational and desiderative, and thus the professional work of educational psychologist can not stop just watching and static performance with learner subject, but rather, you must use observation and intervention steps with the subject in different contexts such as the family, groups and social contexts, such as in schools. From this conceptualization aimed to investigate in this paper the design of elementary school teachers about psychoeducational activities in the school context. This involved with the voluntary participation of 210 elementary school teachers from public and private schools in the city of João Pessoa (PB). The majority were female, attending graduate degrees in education, and with an average age of approximately 28 years. They answered a structured questionnaire in order to apprehend the teacher his views on the inclusion of the educational psychologist in the multidisciplinary school team, on their contribution to the psycho-pedagogical process as a whole and more specifically to the role of the teacher in the school context. The average time to complete participation was approximately 20 minutes. Ethical issues for research with human subjects were observed. Data were analyzed using the technique of content analysis by the computer program Alceste. The results indicated that teachers are mostly favorable to the insertion of the educational psychologist in the school context, identifying such a professional as someone who can perform a mediating role, which may be part of the multidisciplinary team and school that is able to develop strategies and intervention programs. However, more research needs to be developed so that the design of teachers on psicipedagógica practice in the school environment is gradually deepened and thus contribute positively to the professional practice of educational psychology in the school context . |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Concepção de professores Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4424 |
Data do documento: | 14-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHG11092014.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.