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metadata.dc.type: TCC
Title: Concepção dos professores sobre psicomotricidade: uma análise psicopedagógica
metadata.dc.creator: Cavalcante, Mariselma de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar as concepções dos professores acerca da psicomotricidade no contexto escolar, uma vez que, o processo de ensino-aprendizagem, tem sido motivo de constantes discussões acerca da elaboração de estratégias e instrumentos que auxiliem o desenvolvimento integral do estudante. Dentre as práticas educacionais que influenciam positivamente essa finalidade, está a psicomotricidade, a qual, possui como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, bem como, as relações que são estabelecidas a partir dessa dinâmica; isso favorece o desenvolvimento adequado de vários elementos que são importantes para o processo educacional, auxiliando assim, a maturação integral do aluno, ao abranger os aspectos corporal, mental, afetivo, sócio-linguístico, etc, além de valorizar a criatividade, socialização, autonomia, cooperação, autoria de pensamento, dentre outras habilidades. Esta prática também é aplicada como proposta educativa e preventiva, combatendo as inadaptações ao longo do processo de escolarização, o que pressupõe a interação com o campo psicopedagógico, o qual possui como objeto de estudo o sujeito cognoscente e o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa surgiu no intuito de analisar a concepção dos professores sobre a psicomotricidade, através de uma perspectiva psicopedagógica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos, o referido estudo foi um levantamento, com a aplicação de um questionário com 12 perguntas semiestruturadas a 11 professores que ministram aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual, na cidade de João Pessoa - Paraíba. Através da pesquisa observou-se que, muitos indivíduos responderam conhecer o significado de psicomotricidade (90,9%), mencionando que a leitura, escrita, habilidades numéricas, atividades físicas e outras estavam relacionadas com a psicomotricidade (54,5%), constatando assim, benefícios para o processo de aprendizagem escolar (100%), o que pressupõe ser bastante necessária a utilização dessa ciência (72,7%). Todos os participantes da pesquisa relataram utilizar a psicomotricidade em sala de aula, e, dentre as respostas obtidas sobre os principais benefícios oferecidos por essa prática, evidenciou-se três categorias: aspecto físico, mental e afetivo; aspectos cognitivos, leitura e escrita; e, o desenvolvimento das capacidades/habilidades de modo geral. No que se refere o porquê do uso da psicomotricidade em sala de aula, estabeleceu-se duas classes de informações: a motricidade estimula a aprendizagem e a psicomotricidade influencia elementos internos e externos ao sujeito; porém, quando questionados como é essa prática, organizou-se as respostas em três tópicos: através de atividades lúdicas, projetos educacionais e aspectos psicomotores. Espera-se que essa pesquisa também ofereça subsídios teóricos para que, com base nos resultados, se possa diversificar as propostas educacionais existentes, estimulando a construção de novos instrumentos, estratégias e recursos que venham destacar e intensificar a importância da interação das ações pedagógicas e psicopedagógicas, no que se refere a prática psicomotora, para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em crianças que estão inseridas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando assim, uma atuação profissional em rede mais satisfatória e eficaz, como também, para minimizar e/ou prevenir os fatores de risco que possam surgir durante esse período de escolarização.
Abstract: This study intended to examine the conceptions of teachers about psychomotor in the school context, since the process of teaching and learning has been the subject of ongoing discussions about the development of strategies and tools that help the overall development of the student. Among educational practices that positively influence this purpose, is the psychomotor, which, has as its object of study through the man's body in motion, as well as the relations that are established from this dynamic, it favors the development of appropriate several elements that are important to the educational process, thus aiding the full maturity of the student, to cover the body, mental, emotional, socio-linguistic, etc. aspects, besides valuing creativity, socialization, autonomy, cooperation, authored by thought, among other skills. This practice is also applied as an educational and preventive proposed, addressing the inadequacies throughout the schooling process, which requires interaction with the educational psychology field, which has as its object of study the knowing subject and the teaching-learning process. Thus, research has emerged in order to examine the design of teachers in psychomotor through a psychoeducational perspective. The methodology used was a descriptive research, quantitative and qualitative nature, and on the technical procedures, the study was a survey, with a questionnaire with 12 questions semistructured 11 teachers that teach in the early years of education critical in a state school in the city of João Pessoa - Paraíba. Through research it was observed that many individuals responded to know the meaning of psychomotor (90,9%), indicating that reading, writing, numerical skills, and other physical activities were related to psychomotor (54,5%), there thus benefits to the process of school learning (100%), which implies the use of this science (72,7%) is quite necessary. All survey participants reported using psychomotor classroom, and among the responses on the key benefits offered by this practice, revealed three categories: physical, mental and emotional aspect, cognitive, reading and writing aspects, and the development of skills/abilities in general. Regarding why the use of psychomotor classroom, set up two classes of information: stimulates motor learning and psychomotor influences internal and external to the individual elements, but when asked how this practice was organized responses on three topics: through fun activities, educational projects and psychomotor aspects. It is hoped that this research will also provide theoretical support for that, based on the results, it can diversify the existing educational proposals, stimulating the construction of new tools, strategies and resources that will enhance and highlight the importance of the interaction of pedagogical and psycho-pedagogical actions, regarding psychomotor practice, for the teaching-learning process, especially in children who are placed in the early years of elementary school thus enabling a more satisfactory professional performance and effective network, but also to minimize and/or prevent the risk factors that may arise during this period of schooling.
Keywords: Psicomotricidade
Campo psicopedagógico
Ações pedagógicas
Psychomotor
Educational psychology field
Pedagogical actions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4428
Issue Date: 28-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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