Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4431
Tipo: TCC
Título: Interação professor/aluno: um estudo psicopedagógico
Autor(es): Ribeiro, Camila Ferreira
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo conhecer a percepção dos professores frente à boa interação entre professor e aluno. A partir de um ponto de vista psicopedagógico, o estudo apresenta uma breve identificação de pontos relevantes sobre a temática, buscando como embasamento teórico a perspectiva de Reuven Feuerstein para a interação professor/aluno. A partir desse panorama surgem algumas questões, dentre elas a que é adotada como norteadora do presente estudo: quais são os resultados de uma (boa) relação entre professor e aluno? Buscando responder a questões como essa o referido trabalho foi desenvolvido com base nos conceitos, técnicas e ferramentas metodológicas do universo psicopedagógico; já que é de suma importância para o processo de formação do estudante de psicopedagogia, observar, entender, descrever, explicar e poder intervir nessa perspectiva que é um dos principais componentes do processo de aprendizagem, ou seja, a relação professor/aluno. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 10 professores do ensino fundamental de escola pública do município de João Pessoa- PB, com idade entre 25 e 65 anos. Eles responderam a uma entrevista semiestruturada com perguntas pré-elaboradas, com o objetivo de obter informações acerca do fenômeno pesquisado; além de questões sociodemográfica para a caracterização dos participantes. Os principais resultados encontrados demonstram que os professores percebem a boa interação como positiva e real, desde o momento em que relatam comportamentos e posturas coerentes com o que a literatura mostra ser essencial de uma boa interação professor/aluno. Conclui-se, portanto, que tais achados podem indicar contribuições para o campo conceitual da temática e para pensar estratégias de prevenção no contexto escolar; assim como para o crescimento da psicopedagogia de forma teórica e aplicada.
Abstract: The present work proposes to know the perception of teachers across of good interaction between teacher and student. From a psycho-pedagogical point of view, this study shows a brief identification of relevant points about the issue, seeking as theoretical background the prospect of Reuven Feuerstein for teacher / student interaction. From this overview some questions arise, among them the one that is adopted as guiding the present study, which is: what are the results of a (good) relationship between teacher and student? Seeking to answer questions like that said work was developed based on the concepts, techniques and methodological tools of psycho-pedagogical universe, since it is of paramount importance to the process of training the student of educational psychology, observing, understanding, describing, explaining, and to intervene this perspective that is a major component of the learning process , i.e. , the teacher / student relationship . Therefore, the survey was conducted with 10 elementary school teachers from public school in the city of João Pessoa -PB, aged between 25 and 65 years. They answered a semi-structured interview with pre - prepared questions, in order to obtain information about the researched phenomenon, in addition to sociodemographic questions for the characterization of participants. The main findings show that teachers perceive the good interaction as positive and real, from the moment that reported behaviors and attitudes consistent with what the literature shows to be essential for a good teacher / student interaction. In concluded, these findings may indicate contributions to the field of thematic and conceptual thinking for prevention strategies in the school context, as well as the growth of educational psychology theoretical and applied way.
Palavras-chave: Professor - aluno
Ensino - aprendizagem
Psicopedagogia institucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4431
Data do documento: 13-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFR11092014.pdf933,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.