Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Lucas Carlos de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-18T15:12:50Z-
dc.date.available2018-06-18-
dc.date.available2018-06-18T15:12:50Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4433-
dc.description.abstractThe Brazilian public education system was recently modified with legislation principles which advocate inclusive education. Our attention was drawn especially to the situation of deaf students or with hearing impairment, the inclusion of whom collides with a language barrier, due to the lack of understanding of the Brazilian Sign Language – LIBRAS by the hearing society. For the deaf community, sign language is essential to the creation of identity; in addition, it is completely independent of the Portuguese language, and the appropriate means in order to have access to knowledge. We wonder in what ways interactions of deaf students in the classroom are portrayed by English language beginning teachers, how English language teachers are represented / understood by beginning teachers and how the novice teacher connects their graduation knowledge to inclusive practice. Through questionnaires given to six undergraduate students of English involved with PIBID and/or performing the obligatory internship, I seek to understand how teachers-to-be perceive this reality and formulate the pedagogical know-how of inclusive teaching for deaf students, based on the notion of professional genre (CLOT and FAÏTA, 2000 apud SOUZA-E-Silva, 2005). The qualitative analysis of the data shows that inclusive teacher's work is still in development, and that student-teachers may play a central role in the construction of this new knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2018-06-18T15:12:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LCSP30032015.pdf: 1081334 bytes, checksum: 150dd54ab8a4ac5fe7d41feccc78a7f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T15:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LCSP30032015.pdf: 1081334 bytes, checksum: 150dd54ab8a4ac5fe7d41feccc78a7f1 (MD5) Previous issue date: 2015-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos surdos - professores iniciantes - língua inglesapt_BR
dc.title"Não estou sendo formada para isso: surdez na escola regular sob a voz do professor de língua inglesa em formaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reichmann, Carla Lynn-
dc.description.resumoO sistema educacional público nacional foi recentemente modificado com a inserção na legislação de princípios que defendem a educação inclusiva. Chamou-nos a atenção especialmente a situação dos alunos surdos ou com deficiência auditiva, cuja inclusão colide com a barreira da língua causada pelo desconhecimento da LIBRAS pela sociedade ouvinte. Para a comunidade surda, a língua de sinais é elemento essencial à constituição de sua identidade, ademais é completamente independente da língua portuguesa, e o meio adequado para que se tenha acesso ao conhecimento. Questionamo-nos de que maneiras interações dos alunos surdos em sala de aula são retratadas por professores iniciantes de língua inglesa, como o trabalho do professor de língua inglesa é representado/ compreendido pelos professores iniciantes e de que modo o professor iniciante realaciona a sua formação à prática inclusiva. Através de questionários aplicados a seis graduandos de Letras- inglês inseridos no PIBID e/ou que cumprem os estágios obrigatórios, buscamos compreender como os professores em formação percebem essa realidade e (re)formulam o fazer pedagógico do professor inclusivo de alunos surdos, partindo da noção de gênero profissional ( CLOT e FAÏTA, 2000 apud SOUZA-e-SILVA, 2005). A análise qualitativa dos dados demonstra que o trabalho do professor inclusivo ainda está em desenvolvimento e o professor em formação pode ocupar lugar central na construção desse novo saber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCSP30032015.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons