Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4433Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Peixoto, Lucas Carlos de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2018-06-18T15:12:50Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-18 | - |
| dc.date.available | 2018-06-18T15:12:50Z | - |
| dc.date.issued | 2015-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4433 | - |
| dc.description.abstract | The Brazilian public education system was recently modified with legislation principles which advocate inclusive education. Our attention was drawn especially to the situation of deaf students or with hearing impairment, the inclusion of whom collides with a language barrier, due to the lack of understanding of the Brazilian Sign Language – LIBRAS by the hearing society. For the deaf community, sign language is essential to the creation of identity; in addition, it is completely independent of the Portuguese language, and the appropriate means in order to have access to knowledge. We wonder in what ways interactions of deaf students in the classroom are portrayed by English language beginning teachers, how English language teachers are represented / understood by beginning teachers and how the novice teacher connects their graduation knowledge to inclusive practice. Through questionnaires given to six undergraduate students of English involved with PIBID and/or performing the obligatory internship, I seek to understand how teachers-to-be perceive this reality and formulate the pedagogical know-how of inclusive teaching for deaf students, based on the notion of professional genre (CLOT and FAÏTA, 2000 apud SOUZA-E-Silva, 2005). The qualitative analysis of the data shows that inclusive teacher's work is still in development, and that student-teachers may play a central role in the construction of this new knowledge. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2018-06-18T15:12:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LCSP30032015.pdf: 1081334 bytes, checksum: 150dd54ab8a4ac5fe7d41feccc78a7f1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-18T15:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LCSP30032015.pdf: 1081334 bytes, checksum: 150dd54ab8a4ac5fe7d41feccc78a7f1 (MD5) Previous issue date: 2015-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Alunos surdos - professores iniciantes - língua inglesa | pt_BR |
| dc.title | "Não estou sendo formada para isso: surdez na escola regular sob a voz do professor de língua inglesa em formação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reichmann, Carla Lynn | - |
| dc.description.resumo | O sistema educacional público nacional foi recentemente modificado com a inserção na legislação de princípios que defendem a educação inclusiva. Chamou-nos a atenção especialmente a situação dos alunos surdos ou com deficiência auditiva, cuja inclusão colide com a barreira da língua causada pelo desconhecimento da LIBRAS pela sociedade ouvinte. Para a comunidade surda, a língua de sinais é elemento essencial à constituição de sua identidade, ademais é completamente independente da língua portuguesa, e o meio adequado para que se tenha acesso ao conhecimento. Questionamo-nos de que maneiras interações dos alunos surdos em sala de aula são retratadas por professores iniciantes de língua inglesa, como o trabalho do professor de língua inglesa é representado/ compreendido pelos professores iniciantes e de que modo o professor iniciante realaciona a sua formação à prática inclusiva. Através de questionários aplicados a seis graduandos de Letras- inglês inseridos no PIBID e/ou que cumprem os estágios obrigatórios, buscamos compreender como os professores em formação percebem essa realidade e (re)formulam o fazer pedagógico do professor inclusivo de alunos surdos, partindo da noção de gênero profissional ( CLOT e FAÏTA, 2000 apud SOUZA-e-SILVA, 2005). A análise qualitativa dos dados demonstra que o trabalho do professor inclusivo ainda está em desenvolvimento e o professor em formação pode ocupar lugar central na construção desse novo saber. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LCSP30032015.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
