Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4436
Tipo: TCC
Título: Literatura e mestiçagem religiosa: uma leitura de Capitães da Areia, de Jorge Amado
Autor(es): Sobreira, Íracles Andressa Pessoa de Andrade
Primeiro Orientador: Mendonça, Wilma Martins de
Resumo: O intuito deste trabalho é fazer a análise acerca da mestiçagem religiosa expressa pelos personagens mirins que integram a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, publicado em 1937. A escolha da temática se justifica em face de sua recorrência na obra de Jorge Amado, em especial no romance, objeto de nossa pesquisa. Em relação à compreensão da temática, nos apoiamos principalmente nas obras de Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (1995), além das pesquisas Sincretismo religioso afrobrasileiro, de Valdemar Valente (1976) e Sincretismo afro-católico no Brasil: lições de um povo em exílio, de Afonso Soares. No que diz respeito à compreensão desse tema na obra de Amado, nos apoiamos no trabalho de Lilia Moritz Schwarcz “O artista da mestiçagem”, que integra a obra de Ilana Seltzer, O universo de Jorge Amado (2009), como também no estudo sociológico de Reginaldo Prando, Religião e sincretismo religioso em Jorge Amado, escrito em 2009. Assim, nossa análise se detém nos personagens que mais representam a mestiçagem e o sincretismo religioso brasileiro no corpus escolhido. Apesar dessa obra amadiana ser conhecida pela crítica social ao abandono de crianças e adolescentes, instala-se nessa denúncia literária a temática de nossa mestiçagem espiritual advinda de nossa própria formação como povo. No que se refere à metodologia, nos utilizaremos dos pressupostos de Antonio Candido, elaborados em sua Literatura e sociedade (1965).
Abstract: The purpose of this work is to analysis about religious miscegenation expressed by junior characters that make up the work Captains of the Sands, Jorge Amado, published in 1937. The choice of the theme is justified in view of its recurrence in the work of Jorge Amado, in especially in the novel, the subject of our research. In relation to the understanding of the subject, especially support in the works of Darcy Ribeiro, the Brazilian people: the training and the direction of Brazil (1995), in addition to african-Brazilian religious syncretism research, Valdemar Valente (1976) and African syncretism Catholic in Brazil: Lessons of a people in exile, Afonso Soares. With regard to the understanding of this topic in Amado's work, support us on Lilia Moritz Schwarcz work "The artist of miscegenation" which integrates the work of Ilana Seltzer, Jorge Amado's universe (2009), as well as the sociological study Reginald Prandus, Religion and religious syncretism in Jorge Amado, written in 2009. Thus, our analysis delves into the characters that represent more miscegenation and the Brazilian religious syncretism in the chosen corpus. Despite this amadiana work be known for social criticism in abandoned children and adolescents, settles this literary complaint the theme of our spiritual mestizaje arising from our own training as a people. As regards the methodology, we will use in the assumptions of Antonio Candido, elaborated in his Literature and Society (1965).
Palavras-chave: Literatura
Sociedade
Mestiçagem Religiosa
Jorge Amado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4436
Data do documento: 4-Mai-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAPAS04052015.pdf302,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons