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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Natália dos Santos.-
dc.date.accessioned2013-09-09T19:47:10Z-
dc.date.available2013-09-09T19:47:10Z-
dc.date.issued2013-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/444-
dc.description.abstractThe implementation of methodological innovations in the teaching of natural sciences makes content more dynamic, enabling that the students can actively participate in their learning. From this perspective, the work aimed to study the development of Chemistry classes in the State School Ana Ribeiro, located at the city of Salgado de São Félix, from the students´and teacher´s point of view. The research was undertaken in two classes of the second and third year of high school. Questionnaires were administered to the students and the teacher, addressing the contents: Political Pedagogical Project, the textbook, the role of experimentation in Chemistry teaching, the new technologies and the students’ conceptions about the classes. The obtained results demonstrated that the way classes are being conducted is not efficient, since students feel unmotivated regarding this discipline. Furthermore, the lack of experimental classes has been another factor that contributes to the low achievements by students in Chemistry classes. The insertion of methodological innovations can be an important tool, however, the teacher must take into account the strategy that best suits the subject ministered; considering the difficulties that students have to understand the content covered.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-09T19:47:10Z No. of bitstreams: 1 NSS.pdf: 1047302 bytes, checksum: 39edd5f44d3dbded8262f7c62c099d31 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-09T19:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NSS.pdf: 1047302 bytes, checksum: 39edd5f44d3dbded8262f7c62c099d31 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2013.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching and learning chemistry-
dc.subjectMethodology of teaching chemistry-
dc.titleInvestigando a concepção ensino-aprendizagem de química em uma escola da rede estadual: metodologias e dificuldades.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda.-
dc.description.resumoA implementação de inovações metodológicas no ensino das ciências naturais tornam o conteúdo mais dinâmico, possibilitando aos alunos uma participação ativa em seu aprendizado. A partir desta perspectiva, este trabalho teve como objetivo estudar o desenvolvimento das aulas de Química na Escola Estadual Ana Ribeiro, localizada no município de Salgado de São Félix, do ponto de vista dos alunos e do professor. A pesquisa foi realizada com duas turmas do segundo ano e duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Foram aplicados questionários aos alunos e ao professor, abordando os conteúdos: Projeto Político Pedagógico, o livro didático, o papel da experimentação no ensino de Química, as novas tecnologias e a concepção dos alunos a respeito das aulas de Química. Os resultados obtidos demonstraram que a forma com que as aulas estão sendo ministradas não estão sendo eficientes, visto que os alunos se sentem desmotivados em relação à disciplina. Além disso, a falta de aulas experimentais tem sido outro fator que contribui para o baixo aproveitamento dos alunos nas aulas de Química. A inserção de inovações metodológicas pode ser uma importante ferramenta, contudo, o professor deve levar em conta a estratégia que melhor se adeque ao assunto ministrado; levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentam para entender o conteúdo abordado.-
dc.publisher.departmentQuímica-
Aparece nas coleções:TCC - Química

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