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metadata.dc.type: TCC
Title: Uma abordagem contextualizada e diferenciada do tema bioetanol nas aulas de química do ensino médio.
metadata.dc.creator: Diniz, Josiane da Silva.
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Cláudia de Figueiredo.
metadata.dc.description.resumo: Um dos maiores desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. Freqüentemente, a ausência deste vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e professores. Além do mais, sabe-se que a utilização de metodologias de ensino diferenciadas, como o uso de aulas experimentais e aplicação de recursos tecnológicos em sala de aula, podem desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essas estratégias é a discussão de um tema com aspectos socioeconômico e ambiental como é o caso do Biocombustível etanol, cujo consumo no nosso país e no mundo vêm se ampliando com a presença dos carros flex. Além do mais sabe-se que o Brasil detém a tecnologia de produção do etanol a partir da cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável de energia. Assim, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um material didático de suporte aos professores de Química do ensino médio que pretendam utilizar o tema álcool em suas aulas, de forma interdisciplinar e contextualizada com o auxilio aulas experimentais e tecnologias interativas de ensino em aulas tornando-as mais atrativas aos mesmos e facilitando a formação de jovens mais conscientes e capazes de aplicar a ciência em seu cotidiano.
Abstract: One of the biggest challenges for teaching high-school level chemistry is to contextualize the school knowledge to the everyday life of the students. Often, the absence of this bond results in apathy, alienation and increases the separation between students and teachers. To minimize these issues, the use of different teaching methodologies, such as the introduction of experiments and technological resources in the classroom, is found to play an important role in the student learning process by stimulating curiosity and overall learning. An alternative to integrate these strategies is to choose and discuss a topic of socioeconomic and environmental relevance, such as the biofuel ethanol, whose consumption in our country and the world has been growing since the advent of bi-fuel (flexible-fuel) cars. Furthermore, Brazil has technology for producing ethanol from sugar cane, which is a renewable energy source. Thus, the present study aims to develop educational materials to support high-school chemistry teachers who decide to discuss the alcohol-based fuel technologies in their classroom. These interdisciplinary and contextualized lessons, aided by experimental and interactive technologies, are more attractive to young people and may bring awareness to the ubiquitous use of applied science in our daily lives.
Keywords: Ensino e aprendizagem de química
Metodologia de ensino de Química
Bioetanol
Álcool
Biocombustível
Etanol
Teaching and learning chemistry
Chemistry teaching methodology
Bioethanol
Alcohol
Ethanol
Biofuel
metadata.dc.publisher.department: Química
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/446
Issue Date: 9-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Química - CCEN

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