Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4465
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise da percepção do setor hoteleiro pessoense em relação às ações de comunicação de marketing da PBTUR na divulgação do destino Paraíba
metadata.dc.creator: Ruter, Klaus Botêlho
metadata.dc.contributor.advisor1: Rêgo, Andréa de Fátima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nadja Valéria
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a alta concorrência que existe entre os destinos turísticos em todo o mundo, os órgãos oficiais de turismo devem procurar implementar estratégias eficazes na tentativa de buscarem criar vantagens competitivas para seu destino. Por isso, deve haver uma interação entre o público e privado na criação e desenvolvimento de estratégias que venham a trazer o devido retorno. Na Paraíba, a PBTUR busca implementar suas ações, tendo em vista a formação de parcerias que venham a viabilizar a disseminação da imagem turística do estado. Diante disso, este trabalho acadêmico buscou estudar a percepção de um de seus principais parceiros, os hoteleiros, em relação às suas ações de marketing de destino. Portanto, a pesquisa foi realizada tanto na esfera bibliográfica através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos e periódicos seguindo a linha dos principais teóricos sobre o assunto, dentre eles Ruschmann, Vaz e Trigueiro. Já no campo prático, foram aplicados formulários online, enviados via e-mail aos gestores de meios de hospedagens atuantes em João Pessoa e associados à ABIH/PB. A abordagem se deu de forma quanti-qualitativa, onde foram tratados os dados através de gráficos e as respostas subjetivas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. O universo da pesquisa foi composto por treze gestores hoteleiros. Os resultados obtidos sugerem que as ações implementadas pela PBTUR estão sendo satisfatórias, ao incluir a participação de boa parte do trade turístico, a exemplo dos hoteleiros e por estar sendo efetivo na atração de um considerável fluxo turístico ao estado da Paraíba.
Abstract: In view of the high competition among tourist destination around the world, official tourist agencies should seek to implement effective strategies in an attempt to create competitive advantages for their destination. Therefore, there must be an interaction between the public and private in the creation and development of strategies that will bring the proper return. In Paraíba, PBTUR seeks to implement its actions, in view of the formation of partnerships that will enable the dissemination of the tourist image of the state. In view of this, this academic work sought to study the perception of one of its main partners, the hoteliers, in relation to their target marketing actions. Therefore, the research was carried out both in the bibliographical sphere thought books, articles, academic papers and periodicals following the line of the main theoreticians on the subject, amound them Ruschmann, Vaz and Trigueiro. In the practical field, online forms were sent via e-mail to the managers of lodging facilities in João Pessoa and associated with ABIH/PB. The approach was quantitative-qualitative, where the data were processed through graphs and the subjective responses were treated though content analysis. The research universe was composed of thirteen hotel managers. The results obtained suggest that the actions implemented by PBTUR are being satisfactory, by including the participation of a good part of the tourist trade, such as hoteliers and being effective in attracting a considerable tourist flow to the state of Paraíba.
Keywords: Administração de marketing
Marketing turístico
Comunicação de marketing
Setor hoteleiro em João Pessoa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4465
Issue Date: 6-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KBR09072018.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons