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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Josinaldo Maranhão da-
dc.date.accessioned2018-07-10T11:45:03Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-07-10T11:45:03Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4468-
dc.description.abstractEducation becomes inclusive from the moment that education professionals develop teaching methods that answer all learners whether they are disabled or not; it has been verified that in Chemistry teaching there are few methodologies and adapted materials that can contribute to the learning of students with special educational needs, like blindness. In this sense, the present research had as objective evaluate a proposal of adaptation of the evolution content of the atomic models using alternative materials as a didactic resource to assist in the teaching and learning process of the students with and without visual deficiency. This study was developed in an inclusive public school in the city of Campina Grande – PB and had as target audience twenty- one students (being one with total visual impairment and one with low vision) of the 1st year of High School. For the execution of this research it was necessary divide it in (04) phases: presentation of the project in the school; application of the pretest; ministered class using the atomic models constructed with alternative materials as didactic resource to auxiliary the teaching and learning process of the atomic models evolution and application of the post test. Based on the obtained results it can be affirmed that the atomic models constructed with alternative materials were able to contribute in the teaching and learning process not only of the disabled students, but of all the students, regardless of their sensorial or physical characteristics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-10T11:45:03Z No. of bitstreams: 1 JMC10072018.pdf: 1483942 bytes, checksum: 3b36bce374ffddf5f439bcffc08bff89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-10T11:45:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMC10072018.pdf: 1483942 bytes, checksum: 3b36bce374ffddf5f439bcffc08bff89 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMetodologias adaptadaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em químicapt_BR
dc.subjectEvolução atômicapt_BR
dc.titleO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva Daxenberger-
dc.contributor.advisor2Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.contributor.referee1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.contributor.referee2Costa, Risoneide Borges da Silva-
dc.description.resumoA educação se torna inclusiva a partir do momento em que profissionais da educação desenvolvem métodos de ensino que atendam a todos os educandos sejam eles deficiente ou não; no Ensino de Química tem-se verificado poucas metodologias e materiais adaptados que possam contribuir na aprendizagem dos discentes com necessidades educativas especiais, como a cegueira. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar uma proposta de adaptação do conteúdo evolução dos modelos atômicos utilizando materiais alternativos como um recurso didático para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com e sem deficiência visual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública inclusiva da cidade de Campina Grande – PB e teve como público alvo vinte e um estudantes (sendo um deficiente visual total e outro com baixa visão) do 1º ano do Ensino Médio. Para execução deste trabalho, foi necessário dividi-lo em quatro (04) etapas: apresentação do projeto na escola; aplicação do pré-teste; aula ministrada utilizando os modelos atômicos construídos com materiais alternativos como recurso didático para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da evolução dos modelos atômicos e aplicação do pós-teste. Baseado nos resultados obtidos pode-se afirmar que os modelos atômicos construídos com materiais alternativos foram capazes de contribuir no processo de ensino e aprendizagem não apenas dos alunos deficientes, mas de todos os educandos, independente de suas características sensoriais ou físicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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