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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4494
Tipo: TCC
Título: Modelo de seleção de portfólio por meio de variáveis fundamentalistas
Autor(es): Almeida, Rian da Silva
Primeiro Orientador: Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
referee1 : Silva, Brivaldo André Marinho da
Resumo: Na tentativa de identificar outras variáveis que pudessem compor um modelo de precificação de ativos, as variáveis fundamentalistas começaram a ser utilizadas buscando explicar o retorno das ações com mais eficiência que a variável b do CAPM. O modelo de Três Fatores de Fama e French (1993), por exemplo, utilizou as variáveis Market Value e Book-to-Market para explicar uma parcela dos retornos dos ativos não explicada pelo CAPM, tornando-se assim referência para diversos outros estudos. O presente artigo objetivou explicar como se dá a seleção de carteiras por meio de variáveis fundamentalistas e desenvolver um modelo de seleção de portfólio por meio de variáveis fundamentalistas, identificando os principais fatores fundamentalistas das empresas que são estudados na literatura e constituindo portfólios com base nos fatores fundamentalistas. Para testar o modelo proposto, utilizaram-se os dados disponíveis no banco de dados da Bloomberg (The Bloomberg Professional®) licenciado para a Université Laval, Quebec, Canadá e o estudo foi realizado por meio de informações extraídas do período compreendido entre 1994 a 2015. Após a aplicação de alguns filtros para a escolha dos ativos, extraíram-se os valores dos fatores para serem aplicados na análise cross-section em todos os anos e selecionou-se portfólios para todos os anos. Dado os resultados obtidos, verificou-se que os fatores valor e tamanho, destacados por Fama e French (1992), apareceram poucas vezes, o fator Market to Book Equity apareceu apenas nos anos 2003 e 2006 e o fator Market Value apareceu, unicamente, no ano de 1996. Muitos fatores menos enfatizados pela literatura do que os fatores utilizados nos modelos multifatoriais tiveram destaque nesse estudo, significando que em um modelo de precificação ou em um modelo de seleção de ativo para compor um portfólio, deve-se levar em conta as características do mercado estudado, como foi o caso do mercado chileno e as especificações de cada empresa que faz parte do mercado pretendido. Além disso, a maioria das carteiras montadas por meio do modelo proposto apresentou desempenho satisfatório e os benefícios da diversificação com poucos ativos.
Abstract: Não possui abstract.
Palavras-chave: Administração financeira
Mercado de ações
Mercado de capitais
Seleção de portifólio
Carteiras de ativos
Alocação de ativos
Precificação de ativos financeiros
Capital Asset Pricing Model (CAPM)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4494
Data do documento: 1-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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