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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Leiliane de Brito-
dc.date.accessioned2018-07-16T14:42:01Z-
dc.date.available2018-07-16-
dc.date.available2018-07-16T14:42:01Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4501-
dc.description.abstractIn the field of curriculum policymaking, the BNCC (National Curriculum Base) and the National Curriculum Parameters (NCPs) function as a curricular orientation mechanism for education systems. However, the two documents differ because of the requirement. On the one hand, the PCNs, instituted in 1997, do not appear as mandatory in the Brazilian educational context. The BNCC, approved in 2017, is a mandatory document for all national education networks. Based on this assumption, the present work has as its central objective, the analysis about the determinate changes between the passage from one document to another in what refers to the teaching of sciences, since such changes will be a great challenge for the professionals of the education, once that they will have to reformulate their pedagogical practices within the new curricular perspective. For this, the methodology used was based on a documentary analysis, in which a comparison was made between the two registers in order to examine the differences, similarities and aspects involved in the study. In addition, we also seek to absorb ourselves with authors who solidify the above thought. Based on the analysis carried out in this research, the paradox observed by the BNCC was observed, since the Foundation brings with it competences for the teaching of well-structured sciences, when compared to PCNs, such as interdisciplinarity, but the development and specification of these competences does not appear clearly and playfully in the document. Given the above, it is concluded that, possibly with the implementation of the Base, the changes promoted by it may not bring an effective meaning in science education in basic education, as well as the lack of resources for the continuous training of teachers, the which can compromise interdisciplinary and quality teaching in the school context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-16T14:42:01Z No. of bitstreams: 1 LBD16072018.pdf: 697585 bytes, checksum: 373adfa67a5565465b4916c79bd26df8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-16T14:42:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LBD16072018.pdf: 697585 bytes, checksum: 373adfa67a5565465b4916c79bd26df8 (MD5) Previous issue date: 2018-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPCNspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: análise documental da perspectiva interdisciplinar do ensino de ciências AREIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee1Guimarães, Andréia de Sousa-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoNo campo de produção de políticas curriculares, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) funcionam como um mecanismo de orientação curricular para os sistemas de ensino. No entanto, os dois documentos diferem-se em virtude da obrigatoriedade. De um lado, os PCNs, instituídos em 1997, não se apresentam como obrigatórios no contexto educacional brasileiro. Já a BNCC, homologada em 2017, é posta como um documento obrigatório para todas as redes de ensino nacional. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho possui como objetivo central, a análise acerca das alterações determinadas entre a passagem de um documento para outro no que se refere ao ensino de ciências, pois tais mudanças serão um grande desafio para os profissionais da educação, uma vez que os mesmos terão que reformular suas práticas pedagógicas dentro da nova perspectiva curricular. Para tal, a metodologia utilizada partiu de uma análise documental, na qual houve uma comparação entre os dois registros a fim de examinar as diferenças, similaridades e aspectos envolvidos no estudo. Além disso, procuramos, também, abastarmo-nos com autores que solidificam o pensamento exposto. A partir da análise realizada nesta pesquisa, observou-se o paradoxo ostentado pela BNCC, uma vez que a Base traz consigo competências para o ensino de ciências bem estruturadas, quando comparadas aos PCNs, a exemplo da interdisciplinaridade, porém o desenvolvimento e especificação dessas competências não aparece de maneira clara e lúdica no documento. Diante do exposto, conclui-se que, possivelmente, com a implementação da Base, as alterações promovidas pela mesma podem não trazer uma significância efetiva no ensino de ciências na educação básica, assim como a falta de recursos destinados a formação continuada de professores, o que pode comprometer um ensino interdisciplinar e de qualidade no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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