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dc.creatorNunes, Alberlânia Marques-
dc.date.accessioned2018-07-18T10:22:21Z-
dc.date.available2018-07-17-
dc.date.available2018-07-18T10:22:21Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4518-
dc.description.abstractAt the present juncture there is a growing migration of the inhabitants of the rural zone to the urban zone, in which the people of naturalized form, get involved in the urbanized environment, thus leaving, a little aside the natural environment. For this reason, the main objective of this study was to promote the reflection of the human behaviors that contribute or not, in the socioenvironmental aspects. For this, an afforestation intervention was used as a pedagogical resource with the purpose of promoting Environmental Education. The research was carried out in a Public State School located in the city of Alagoa Nova - PB, having subjects of the 1st year of High School, characterized as a qualitative research and from the point of view of the procedures as descriptive and exploratory, and can be characterized as field research. The research was divided in four stages, through a questionnaire of environmental perception, a lecture about the environment, the process of afforestation and the realization of the focal group. The results obtained were the knowledge of what the learners understand by environment and socio-environmental issues, the afforestation of an area lacking basic rights and the achievement of a response to the environmental stimulus caused by the project. The intervention about Environmental Education was significant because the participating students were enthusiastic and satisfied with the activity, through praxis they were able to elaborate concepts and reflect on their role as transforming agent of the environment in which they live.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-18T10:22:21Z No. of bitstreams: 1 AMN18072018.pdf: 1740728 bytes, checksum: 150631969ecd16e660f03b8b6910405e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T10:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMN18072018.pdf: 1740728 bytes, checksum: 150631969ecd16e660f03b8b6910405e (MD5) Previous issue date: 2018-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArborizarpt_BR
dc.subjectEstratégia Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleARBORIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA AÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilson José Félix-
dc.contributor.referee1Guimarães, Andréia de Sousa-
dc.contributor.referee2Oliveira, David Holanda de-
dc.description.resumoNa atual conjuntura há uma crescente migração dos habitantes da zona rural para a zona urbana, em que as pessoas de forma naturalizada, se envolvem no meio urbanizado, deixando assim, um pouco de lado o meio natural. Por esse motivo, o presente trabalho teve por objetivo principal promover a reflexão dos comportamentos humanos que contribuem ou não, nos aspectos socioambientais. Para isto, foi utilizado uma intervenção de arborização como recurso pedagógico com a finalidade de promover a Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual Pública localizada no município de Alagoa Nova – PB, tendo como sujeitos educandos do 1º ano do Ensino Médio, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e do ponto de vista dos procedimentos como descritiva e exploratória, podendo ainda ser caracterizada como uma pesquisa de campo. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, através de um questionário de percepção ambiental, palestra realizada sobre meio ambiente, o processo de arborização e a realização do grupo focal. Obteve-se como resultados o conhecimento do que os educandos entendem por meio ambiente e sobre as questões socioambientais, a arborização de uma área carente de direitos básicos e obtenção de uma resposta ao estímulo ambiental causado pelo projeto. A intervenção acerca da Educação Ambiental foi significativa pois, os educandos participantes mostraram-se empolgados e satisfeitos com a atividade, através da práxis puderam elaborar conceitos e refletir sobre o seu papel como agente transformador do meio em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

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