Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4518
Tipo: TCC
Título: ARBORIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR PARA AÇÃO E PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS
Autor(es): Nunes, Alberlânia Marques
Primeiro Orientador: Xavier, Wilson José Félix
referee1 : Guimarães, Andréia de Sousa
referee2: Oliveira, David Holanda de
Resumo: Na atual conjuntura há uma crescente migração dos habitantes da zona rural para a zona urbana, em que as pessoas de forma naturalizada, se envolvem no meio urbanizado, deixando assim, um pouco de lado o meio natural. Por esse motivo, o presente trabalho teve por objetivo principal promover a reflexão dos comportamentos humanos que contribuem ou não, nos aspectos socioambientais. Para isto, foi utilizado uma intervenção de arborização como recurso pedagógico com a finalidade de promover a Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual Pública localizada no município de Alagoa Nova – PB, tendo como sujeitos educandos do 1º ano do Ensino Médio, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e do ponto de vista dos procedimentos como descritiva e exploratória, podendo ainda ser caracterizada como uma pesquisa de campo. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, através de um questionário de percepção ambiental, palestra realizada sobre meio ambiente, o processo de arborização e a realização do grupo focal. Obteve-se como resultados o conhecimento do que os educandos entendem por meio ambiente e sobre as questões socioambientais, a arborização de uma área carente de direitos básicos e obtenção de uma resposta ao estímulo ambiental causado pelo projeto. A intervenção acerca da Educação Ambiental foi significativa pois, os educandos participantes mostraram-se empolgados e satisfeitos com a atividade, através da práxis puderam elaborar conceitos e refletir sobre o seu papel como agente transformador do meio em que vivem.
Abstract: At the present juncture there is a growing migration of the inhabitants of the rural zone to the urban zone, in which the people of naturalized form, get involved in the urbanized environment, thus leaving, a little aside the natural environment. For this reason, the main objective of this study was to promote the reflection of the human behaviors that contribute or not, in the socioenvironmental aspects. For this, an afforestation intervention was used as a pedagogical resource with the purpose of promoting Environmental Education. The research was carried out in a Public State School located in the city of Alagoa Nova - PB, having subjects of the 1st year of High School, characterized as a qualitative research and from the point of view of the procedures as descriptive and exploratory, and can be characterized as field research. The research was divided in four stages, through a questionnaire of environmental perception, a lecture about the environment, the process of afforestation and the realization of the focal group. The results obtained were the knowledge of what the learners understand by environment and socio-environmental issues, the afforestation of an area lacking basic rights and the achievement of a response to the environmental stimulus caused by the project. The intervention about Environmental Education was significant because the participating students were enthusiastic and satisfied with the activity, through praxis they were able to elaborate concepts and reflect on their role as transforming agent of the environment in which they live.
Palavras-chave: Arborizar
Estratégia Pedagógica
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4518
Data do documento: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMN18072018.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.