Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerazzo, Regissely da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-18T13:45:17Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-07-18T13:45:17Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4536-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present a reading of the book ―The Great Gatsby‖, written by Francis Scott Fitzgerald, and published in 1925, through the eyes of Literary Antropology, theory developed by the German literary theoretician Wolfgang Iser. For this purpose, it was necessary, as specific objectives, to present concepts of the Aesthetic Response theory, precursor of the Literary Antropology, which was developed as a complement of the former, as well as mapping the aesthetic experience of the author of this work when in contact with the novel, using, for this, concepts of the theories explained above. Thus, in the first chapter, after the introduction, the Aesthetic Response theory is presented, with its concepts (gaps, negation,recursive looping, break in good continuation, theme and horizon) as well as the Literary Antropology. In the second chapter, with the presentation of the plot, ―The Great Gatsby‖ is mapped, descriptively. In the last chapter maps created by the author of this work, based on her reading of the book, are presented, adopting the first of four perspectives (narrator, reader, plot and fictive reader) to demonstrate, microscopically, the experience of reading for this analyst. In the conclusion, the importance of understanding the aesthetic experience is emphasized, for it helps to make readers more conscious in the search for literary challenges, engaging on a truly emancipatory reading, and not only in its enjoyment aspects. This fact, consequently, shows the recognition of the work of literarature teachers as an important work, for presenting a necessary subject, motivating a plain life, for according to Iser‘s approach, fictionalising is a human necessity and not only dilettantism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2018-07-18T13:45:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSP07072016.pdf: 2454957 bytes, checksum: 0ebe7645a9c357ddcea045af648dc818 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T13:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSP07072016.pdf: 2454957 bytes, checksum: 0ebe7645a9c357ddcea045af648dc818 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Norte-Americanapt_BR
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.subjectTeoria do efeito estéticopt_BR
dc.title"O grande gatsby": uma leitura à luz da antropologia literáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Fernando Cézar Bezerra de-
dc.description.resumoO trabalho em pauta visa, como objetivo geral, apresentar uma leitura do romance ―O grande Gatsby‖, escrito por Francis Scott Fitzgerald e publicado em 1925, pelas lentes da Antropologia Literária, desenvolvida pelo teórico literário alemão Wolfgang Iser. Para isso se fez necessário, como objetivos específicos, apresentar conceitos da Teoria do Efeito Estético, precursora da Antropologia Literária, visto que a última surgiu como complementação da primeira; e mapear a experiência estética da autora do presente trabalho em contato com o corpus, utilizando-se, para tanto, dos termos anteriormente discutidos. Assim, no primeiro capítulo, após a introdução, apresentam-se a Teoria do Efeito Estético e seus conceitos (―vazio‖, ―negação‖, ―looping‖, ―quebra da good continuation‖, ―tema‖ e ―horizonte‖), assim como a Teoria da Antropologia Literária. No segundo capítulo, com a apresentação do enredo do romance, este é também mapeado descritivamente. No último capítulo, são apresentados mapas com a experiência estética da autora do presente trabalho em contato com o corpus, adotando a primeira dentre quatro perspectivas (a saber, a do narrador, a dos personagens, a do enredo e a da ficção do leitor), de modo a demonstrar, mais microscopicamente, a experiência de leitura do texto para esta analista. Nas considerações finais, acentua-se a importância da compreensão da experiência estética para tornar os leitores mais conscientes na busca de desafios literários maiores, empenhando-se numa leitura verdadeiramente emancipadora e não somente em seus aspectos de fruição. Depreende-se desse fato, o reconhecimento do trabalho de docentes de literatura como conteúdo necessário a uma vida mais plena, pois ficcionalizar é uma necessidade humana, conforme a abordagem iseriana, e não mero diletantismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSP07072016.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons