Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Dilma de Brito-
dc.date.accessioned2018-07-19T13:46:09Z-
dc.date.available2018-07-17-
dc.date.available2018-07-19T13:46:09Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4548-
dc.description.abstractNowadays science has assumed a very important role due to the advances made that contribute to the improvement and well being of humanity. The present work aimed to know the visions of students of the 8th year on Science and Scientists. The research was exploratory with a qualitative-quantitative approach carried out in three stages: 1-Application of the Pre-test questionnaire (prior knowledge of the students); 2-Class of intervention and application of didactic game; 3- Application of the Post-Test questionnaire. The responses were analyzed and quantified according to the frequency in which they were cited. Before the results it was observed that before the intervention, the students demonstrated a stereotyped vision about Science and scientists, which was verified when asked about the place where one can learn science. Before the intervention, the most mentioned place was the school, and in the Post-questionnaire the students understood that one can learn anywhere. When students were asked to cite the characteristics that a scientist must have, the characteristic intelligence was the one that stood out the most and as to their importance, the students attributed the discovery of things. In the Post-questionnaire, they pointed out that a scientist should be dedicated and curious about the importance of researching the understanding of nature in all dimensions. Therefore, we observed that after the intervention, students were able to reconstruct and broaden their view on scientist, since such resources contributed significantly, as there was a demystification of the image students had about scientists.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-19T13:46:09Z No. of bitstreams: 1 DBS19072018.pdf: 2287663 bytes, checksum: ac9f61726d50d240e79acd405d82c5ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-19T13:46:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DBS19072018.pdf: 2287663 bytes, checksum: ac9f61726d50d240e79acd405d82c5ac (MD5) Previous issue date: 2018-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectJogo da memóriapt_BR
dc.subjectReconstruirpt_BR
dc.titleDESMISTIFICANDO VISÕES SOBRE A CIÊNCIA E CIENTISTAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Andreia de Sousa-
dc.contributor.referee1Brito, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoNos dias atuais a Ciência tem assumido um papel muito importante devido aos avanços alcançados que contribuem para a melhoria e bem estar da humanidade. O presente trabalho objetivou conhecer as visões de alunos do 8° ano sobre Ciência e os Cientistas. A pesquisa foi de caráter exploratória com uma abordagem quali-quantitativa realizada em três etapas: 1-Aplicação do Pré-questionário (conhecimento prévio dos alunos); 2-Aula de intervenção e aplicação de jogo didático; 3- Aplicação do Pós-questionário. As respostas foram analisadas e quantificadas de acordo com a frequência em que foram citadas. Diante dos resultados observou-se que antes da intervenção, os alunos demonstraram uma visão estereotipada sobre Ciência e cientistas, o que foi verificado quando indagados sobre o local onde se pode aprender ciência. Antes da intervenção o local mais citado foi a escola, já no Pós-questionário os alunos compreenderam que se pode aprender em qualquer lugar. Quando solicitado que os alunos citassem as características que um cientista deve ter, a característica inteligência foi a que mais se destacou e quanto a importância deles, os alunos atribuíram a descoberta de coisas. Já no Pós-questionário, assinalaram que um cientista deve ser dedicado e ter curiosidade e quanto a importância, que se deve ao realizarem pesquisas para compreensão da natureza em todas as dimensões. Portanto, observamos que após a intervenção, os alunos puderam reconstruir e ampliar sua visão sobre cientista, uma vez que tais recursos contribuíram de forma significativa, pois houve uma desmistificação da imagem que os alunos tinham sobre cientistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBS19072018.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.