Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/498
metadata.dc.type: TCC
Title: Abordagem Estatística no 4º ciclo do Ensino Fundamental na Escola Estadual Camará: Uma metodologia para o ensino da coleta, organização e interpretação de dados.
metadata.dc.creator: Souza, Jociano Coêlho de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Givaldo de.
metadata.dc.description.resumo: Sabendo da necessidade de abordar os conteúdos do bloco Tratamento da Informação no Ensino Fundamental, em especial os que estão relacionados à Estatística, é preciso montar uma proposta pedagógica que venha atender o alunado do Ensino Fundamental, no que diz respeito à inclusão de dados estatísticos, preparando assim o educando para o viver social participando ativamente como ser pensante. A metodologia proposta visa que os discentes tratem as informações que estão ultimamente recebendo de uma maneira mais didática, para que se possa utilizá-las, expondo-as em tabelas e gráficos contribuindo para construção de conhecimentos a partir dos conteúdos da Estatística, utilizando uma abordagem pedagógica por meio da pesquisa, abrindo assim, possibilidades de trocas entre os participantes do processo de ensino. A pesquisa é de nível qualitativo usando a estratégia de estudo de caso, sendo realizada em uma Escola Estadual localizada no município de Matinhas-PB feita a partir da aplicação de um questionário referente aos conteúdos preconizados pelo bloco Tratamento da Informação nas turmas do 4º ciclo do ensino Fundamental, depois feita uma análise dos resultados obtidos no questionário, montando assim uma intervenção por meio de uma explanação expositiva do conteúdo e de uma atividade de pesquisa de campo. Ficando visível também que o ensino da Estatística é um dos temas que possibilita aos indivíduos uma atuação mais eficaz no contexto social, configurando-se como uma das ciências mais importantes para o suporte na tomada de decisão. Prontamente, o objetivo desse trabalho será o de propor tarefas e atividades que propiciem o desenvolvimento do raciocínio estatístico no Ensino Fundamental, através de uma metodologia que aborde a pesquisa; buscando quando possível estabelecer relações com acontecimentos do cotidiano. Vale salientar que esta proposta não altera quantitativamente a grade curricular do Ensino Fundamental, mas sim, qualitativamente, pois passa ser abordada de forma interdisciplinar à medida que se procura a integração do aluno a sua comunidade, fornecendo, portanto subsídios que possibilitem identificar e superar suas dificuldades, obtendo deste modo um melhor rendimento. Um trabalho dessa natureza auxilia o estudante a se posicionar criticamente em relação à interpretação de dados, sintetizando idéias como forma de se posicionar ativamente diante da vida e no mundo do trabalho.
Abstract: Aware of the need to address the contents of the block treatment of information at teaching Fundamental, especially those related to Statistics, you must mount an educational proposal that will serve the elementary school students, with regard to the inclusion of statistical data, thus preparing the students for actively participating in social life as a thinking being. The proposed methodology aims to address the students the information they are receiving lately in a more didactic, so you can use them, exposing them in tables and graphs contributing to the construction of knowledge from the contents of Statistics, using an approach teaching through research, opening, possibilities of exchange among the participants of the teaching process. The research is qualitative level using the strategy of case study, being performed in a state school located in the city of Matinhas-PB made from the application of a questionnaire on the content recommended by the block treatment of information in classrooms the 4th cycle at teaching Fundamental, after an analysis of the results obtained in the questionnaire, putting in place an intervention by means of an expository explanation of the content and activity of field research. Being visible also that the teaching of statistics is one of the themes that enables individuals to work more effectively in the social context, becoming one of the most important science to support decision making. Promptly, the objective of this work is to propose tasks and activities that foster the development of statistical reasoning in elementary school, through a methodology that addresses research, seeking where possible to establish relations with everyday events. It is worth mentioning that this does not change quantitatively the curriculum of elementary school, but qualitatively it is being addressed in an interdisciplinary way as it seeks to integrate the students to their community, thereby providing subsidies that enable the identification and overcome their difficulties, thus obtaining a better performance. A work of this kind helps the student to position themselves critically about the interpretation of data, synthesizing ideas as a way to actively position themselves with life and the world of work.
Keywords: Estatística
Tratamento da informação
Lógica matemática
Ensino fundamental
Statistic
Information processing
Mathematical logic
Elementary school
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/498
Issue Date: 24-Oct-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCS21102013.pdf422.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.