Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/5| Tipo: | TCC |
| Título: | Expectativas educacionais e profissionalizantes: um estudo com alunos do ensino médio |
| Autor(es): | Silva, Polyandra Zampiere Pessoa da. |
| Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de. |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como escopo precípuo fazer uma análise do direcionamento dos concluintes, dos anos finais da educação básica, relativo à dualidade: mercado de trabalho ou ensino superior. Escolhemos alguns teóricos que discutem a problemática do ensino médio em nosso país para embasarmos nossas discussões, tais como: Romanelli (1999); Soares (2010); Lombardi (2005); dentre outros. A pesquisa foi realizada com três turmas concluintes de Escola Pública (Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Alzira Lisboa) e Escola Privada (Hello Colégio e Curso), todas do Ensino Médio pertencentes ao município de Jacaraú, Paraíba. Para alcançarmos esses objetivos, adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica, de natureza descritivo-exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário survey, tipo semiestruturado, aplicado a 123 estudantes. O método para análise de dados foi um estudo de caso simples, com uma única interação dos dados. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes tem pretensões de seguir os dois caminhos após conclusão da educação básica. |
| Abstract: | This research aimed to make an analysis of the direction of the graduates, the final years of basic education on the duality: the labor market or higher education. We chose some theorists argue that the problem of high school in our country to base our discussions as Romanelli (1999), Smith (2010), Lombardi (2005), among others. The survey was conducted with three graduating classes of public school (State School of Elementary and Secondary Education Alzira Lisbon) and private school (and Hello College Course), all of the high school belonging to the municipality of Jacaraú, Paraíba. To achieve the goals we adopted as a working methodology literature, descriptive and exploratory in nature. For data collection was a questionnaire survey, semi-structured type, applied to 123 students. The method for data analysis was in a simple case study, a single interaction with the data. The results revealed that most students have aspirations to follow two paths after completion of basic education. |
| Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da matemática |
| Departamento: | Matemática |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/5 |
| Data do documento: | 8-Ago-2012 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PZPS08082012.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
