Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/699
Tipo: | TCC |
Título: | Torre de Hanói e função: a matemática pelo viés do jogo. |
Autor(es): | Lima, Alexsandra Martins de. |
Primeiro Orientador: | Lima, Cristiane Carvalho Bezerra de. |
referee1 : | Rêgo, Rogéria Gaudencio do. |
referee2: | Costa, Luciélio Marinho da. |
Resumo: | Nossa pesquisa teve como objetivo o estudo das Funções Matemáticas relacionando-as ao jogo Torre de Hanoi, de forma a investigar: como o referido jogo enquanto atividade lúdica pode contribuir para se trabalhar as Funções Matemáticas, e como tais Funções são pensadas em sala de aula comparada com a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e se assim oportuniza o discente a estabelecer uma vinculação com sua vivência cotidiana. A pesquisa foi aplicada na Escola Estadual John Kennedy, localizada no município de Guarabira-Pb, com os discentes da série do 9º ano do ensino fundamental, qual traçamos três objetivos específicos: Aplicar e relacionar o Jogo da Torre de Hanói aos conteúdos da série de 9º ano; Averiguar se com o bom emprego do Jogo Torre de Hanói discente desenvolveram habilidades e competências para resoluções de problemas matemáticos; E verificar a postura dos estudantes em relação a utilização do Jogo referido e a relação estabelecida com a disciplina de matemática.A presente pesquisa esteve apoiada por autores como: Lara (2003) e Pais (1999) a cerca das atividades lúdicas; Caraça (1989) e Pontes (1990) que nos esclarece sobre o conceito de função e Dante (2011) que nos apoia nos assuntos relacionados à matemática e resolução de problemas. Nossos resultados foram satisfatórios, uma vez que foi possível relacionar função matemática ao jogo Torre de Hanói, demonstrando que a dinâmica docente e um bom plano de aula poderão auxiliar no contexto para boas aulas com o emprego do lúdico para responder de modo inovado as questões matemáticas, que por hora ainda são consideradas ariscas, difíceis e complicadas, contribuindo para desfazer tais mitos e para melhorar o fazer pedagógico quanto ao componente curricular de matemática. |
Abstract: | Our research had like subject the study of mathematical functions connected with the game Tower of Hanoi in order to investigate: How the game Tower of Hanoi like a playful activity can to contribute to work mathematical functions and, since the mathematical functions are contemplated in schoolroom once proposed in the National Curriculum Parameters giving the opportunity for the student establish a link with the conviviality. This way, we describe three specific subjects: Apply the game Tower of Hanoi in the 9º grade of basic education; Check with the good use if the game Tower of Hanoi the students developed abilities and skills to solve mathematical problems; and verify the student’s attitude with the use of the game Tower of Hanoi and the relationship established with the subject Mathematics. This research was supported by the authors like: Lara (2003) and Pais (1999) about the playful activity; Caraça (1989) and Pontes (1990) who clarified us about the concept of functions and; Dante (2011) who support us in the subjects associated with the resolution of mathematical problems. The results was satisfactory since it was possible to create a relationship with between the mathematics and the game Tower of Hanoi demonstrating as student dynamic and a good lesson plan would aid in the contest of good classes with the playful to response, this way, innovating the mathematical questions those consider frisky, hard and complicated, contributing to dissolve these myths and to turn better the teaching action on the mathematics like a subject. This research was applied for 9º grade of basic education in the John Kennedy State School, located in the Guarabira-PB city. |
Palavras-chave: | Jogos e recreações matemáticas Funções matemáticas Torre de Hanoi Mathematics games and recreations Mathematical functions Hanoi tower |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/699 |
Data do documento: | 13-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AML13082014.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.