Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/702
Tipo: TCC
Título: O uso da calculadora em sala de aula.
Autor(es): Bessa, Jozaniel Barbosa Ribeiro.
Primeiro Orientador: Lima, Givaldo de.
Segundo Orientador: Lima, Cristiane Carvalho Bezerra de.
Resumo: Com a finalidade de analisar as dificuldades existentes e apresentadas por alunos do 1º do Ensino Médio, com relação ao uso da calculadora na sala de aula, na disciplina de Matemática procurei abordar a importância dessa metodologia, de ensino para um melhor desenvolvimento e entendimento com o uso dela e principalmente no cotidiano do aluno. Tendo em vista que a Calculadora é instrumento comum na vida do aluno e, também para o raciocínio lógico, foi utilizada para contribuir com a criatividade não só no trabalho escolar com também na vida particular e profissional, tornando a prática educativa matemática mais significativa para seu uso. Para isso, este trabalho foi baseado em algumas concepções de Souza (2009), Smole e Diniz (2001), Polya (1995), Dante (1989), D’Ambrósio (2001) na qual apontam as Resoluções de Problemas como metodologia e também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A grande deficiência que encontrei nos alunos a respeito de usar a calculadora foi com o seu manuseio onde eles não sabiam usá-las de maneira correta, pois isso pode prejudicá-los no futuro, então procurei analisar o uso incorreto como também procurei demonstrar o uso correto, além disso, muitos professores das séries anteriores não deixavam os alunos usar a calculadora na sala, os alunos comentaram que só usava a calculadora nas atividades de matemática quando o professor passava atividade para casa. O resultado foi surpreso, pois usar a calculadora com os alunos para a resolução de problemas proporcionou uma grande motivação para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão, situada em Araruna – PB.
Abstract: In order to analyze the difficulties and presented by students of the 1st Middle School, regarding the use of calculators in the classroom, in Mathematics tried to address the importance of this methodology, teaching for a better development and understanding with the use it in everyday life and especially the student. Since the calculator is a common tool in a student's life and also for logical reasoning, was used to contribute to the creativity not only with school work also in private and professional life, making the practice of mathematics education more meaningful for your use. To this end, this work was based on some conceptions de Souza (2009), Smola and Diniz (2001), Polya (1995), Dante (1989), D'Ambrosio (2001) in which they point Resolutions of Problems as a methodology and also the National Curriculum Parameters (PCNs). The major shortcoming I found in the students about using the calculator was the handling did not know where they use them correctly, as it may hurt them in the future, then tried to address the misuse and also sought to demonstrate the use correct, in addition, many teachers from the previous series did not let students use the calculator in the room, students commented that they only used the calculator in math activities activity when the teacher went home. The result was shocked, because using the calculator with the students to solve problems provided a great motivation for the students of State Elementary and High School Benjamin Maranhão, located in Araruna - PB.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
Uso da calculadora
Teaching and learning mathematics
Use calculator
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/702
Data do documento: 13-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBRB13082014.pdf376,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.