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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/73
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SÁ, Euclides Alves de. | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-10T13:47:08Z | - |
dc.date.available | 2012-11-10T13:47:08Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/73 | - |
dc.description | As formas de ingresso no setor público evoluíram ao longo do tempo, indo desde a modalidade de sorteio até a seleção por intermédio de concurso público. O concurso é o meio legítimo para o acesso aos cargos públicos, uma vez que dá condições de igualdade a todo cidadão que deseje trabalhar na Administração Pública. Ademais é forma legítima para selecionar servidores mais capazes. Esse instituto deve seguir, entre outros, os princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade. Entretanto, em algumas situações, devido à natureza da função ou da emergência da situação, o princípio do concurso público pode ser preterido, como é o caso das contratações por excepcional interesse público, que possuem contrato de natureza jurídico-administrativa constituindo um regime especial, diverso dos servidores efetivos. Os servidores temporários não têm estabilidade. Há ainda uma maior flexibilidade em seus contratos e uma rapidez maior na contratação, já que não existe a exigência da complexidade de um concurso público. Esse tipo de contratação exige alguns pressupostos, a saber: a temporariedade da função, a determinabilidade temporal da, contratação e a excepcionalidade do interesse público. Por ser uma exceção ao princípio do concurso público, muitas vezes é instrumento de abusos por parte das autoridades, tornando-se meio para a prática do nepotismo, de apadrinhamentos, de compra de votos e outros atos ilícitos. Todavia, por meio do controle externo, executado pelos órgãos fiscalizadores e do controle popular, realizado pela sociedade, essas situações podem ser reduzidas. Uma ferramenta de controle popular que o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba disponibiliza aos cidadãos é o Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade -SAGRES. Com as informações contidas nesse banco de dados, há possibilidade de definir um referencial, no qual se estabeleça um percentual médio entre os contratados por excepcional interesse público e os servidores efetivos, auxiliando sobremaneira os órgãos fiscalizadores e a população no combate à burla ao princípio do concurso público. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by VÂNIA MARIA RAMOS DA SILVA (vania.ufpb@gmail.com) on 2012-11-10T13:47:08Z No. of bitstreams: 1 EAS17092012.pdf: 34573459 bytes, checksum: 46933beaaead6996fd566d4cff7c06a0 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO | pt_BR |
dc.subject | EXCESSO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - 2010 - PARAÍBA | pt_BR |
dc.subject | CONCURSO PÚBLICO | pt_BR |
dc.subject | CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | pt_BR |
dc.subject | SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO DOS RECURSOS DA SOCIEDADE | pt_BR |
dc.title | O excesso de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no Estado da Paraíba no ano de 2010 em afronta ao concurso público | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EAS17092012.pdf | 33,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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