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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Fabrícia de Fátima Araújo-
dc.date.accessioned2014-09-05T14:31:30Z-
dc.date.available2014-09-05T14:31:30Z-
dc.date.issued2014-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/123456789/756-
dc.descriptionA presente pesquisa visou compreender e avaliar como está se desenvolvendo o processo de inclusão escolar no tocante ao atendimento as necessidades especiais de alunos com Deficiência Física (DF), no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, no município de Areia, no estado da Paraíba. A escolha da Universidade se deu por ser a única Instituição de Ensino Superior do município e que atualmente tem dois estudantes com DF matriculados regularmente. Este trabalho teve por objetivo identificar e compreender os avanços e desafios enfrentados pelos estudantes com DF para concluir seus estudos e por coordenador, chefias departamentais e professores para atender as necessidades especiais dos alunos com DF, bem como as adaptações necessárias realizadas pela Universidade para oferecer acessibilidade adequada aos alunos com DF. Adotou-se o método qualitativo e descritivo com ênfase na pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários semiestruturados para dois alunos com DF, um coordenador de curso, dois chefes de departamento e sete professores de graduação e pós-graduação que atendem os alunos com DF. Também foram fotografados os espaços físicos do Campus frequentados pelos alunos com DF. Os dados foram categorizados segundo Bogdan e Biklen (1994) e analisados à luz de fundamentos teóricos e documentos legais. A partir dos resultados obtidos verificou-se que os participantes têm conhecimento dessa temática, ao mesmo tempo em que reconhecem a importância e aceitam de maneira positiva a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. A maioria dos profissionais se sente despreparada para atuarem de forma mais efetiva nesse processo por não terem uma formação nessa área. O Campus não oferece acessibilidade adequada para que os alunos com DF possam realizar com autonomia suas atividades. O processo de inclusão é longo e requer comprometimento de todos que compõe um ambiente escolar, para oferecer um ensino de boa qualidade e garantir acessibilidade, assim respeitando as diferenças.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed at understand and evaluate how is developing the process of the school inclusion regarding to service the special needs of students with Physical Disabilities (PD), in the Center of Agricultural Science of UFPB, in Areia City, in the state of Paraíba. The choice of the University occurred because it is the only higher education institution in the city and currently has two students with PD enrolled regularly. This study aimed at identifies and understand the advances and challenges faced by the students with PD for conclude their studies and for coordinator, departmental heads and teachers attend the special needs of students with PD, as well as the necessary adaptations performed by the University to offer an adequate accessibility for the students with PD. It was adopted a qualitative and descriptive method with emphasis on field research, that was applied a semi-structures questionnaires for two students with PD, one course coordinator, two department heads, and seven teachers of graduation and graduate that attend the students with PD. Also were photographed the physical space of the campus frequented by the students with PD. The data was categorized according Bogdan and Bikle (1994) and analyzed the light of the theoretical fundamentals and legal documents. From the results obtained it was verified that the participants have knowledge about this thematic, at the same time that they recognize the importance and that they accept in a positive way the inclusion of students with disabilities in Higher School. Most of the professionals feel unprepared to act more effectively in this process because they have no formation in this area. The Campus does not offer adequate accessibility for those students with PD to they be able to realize with autonomy their activities. The inclusion process is long and requires commitment from everyone that makes up the school environment, to offer a good qualities education and ensure accessibilities, thus respecting the differencespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2014-09-05T14:31:30Z No. of bitstreams: 1 FFAC22072014.pdf: 602283 bytes, checksum: 50a193f97161f6ad936262c3864de10b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-05T14:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FFAC22072014.pdf: 602283 bytes, checksum: 50a193f97161f6ad936262c3864de10b (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectDEFICIÊNCIA FÍSICApt_BR
dc.subjectACESSIBILIDADE AO MEIO FÍSICOpt_BR
dc.subjectACESSO À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleAvanços e desafios para o atendimento as necessidades especiais de alunos com deficiência física no centro de ciências agrárias da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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