Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/767
Tipo: | TCC |
Título: | Conhecimento do professor de matemática acerca de jogos: o caso da Escola Carlos Luiz de Araújo. |
Autor(es): | Amorim, Joscelino dos Santos. |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Maria da Conceição Alves. |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo analisar os conhecimentos dos professores de Matemática do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Luiz de Araújo sobre o uso de jogos. A metodologia da pesquisa é embasada na abordagem da pesquisa qualitativa, cujo instrumento metodológico foi um questionário, e com relação ao uso de jogos utilizamos os aportes teóricos de autores como Rêgo & Rêgo (2004), Antunes (1998), Kishimoto (2009), além dos estudos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1998). Os dados coletados no questionário revelaram que os professores encontram dificuldades quando usam essa metodologia em sala de aula, como o excesso no número de alunos em sala de aula; alguns pais acreditam que o jogo é uma brincadeira, além do desinteresse dos alunos. Concluímos com este trabalho que a maioria dos professores teve a oportunidade em lidar na formação inicial e continuada com a metodologia de jogos, e mesmo assim, os docentes utilizam os jogos em sala de aula com pouca frequência. |
Abstract: | This study aimed to analyze the knowledge of mathematics teachers of elementary school (6 to 9 years), State Primary School Luiz Carlos de Araújo on the use of games. The research methodology is grounded in the qualitative research approach, whose methodological instrument was a questionnaire, and with respect to the use of games used the theoretical contributions of authors such as Rego & Rego (2004), Antunes (1998), Kishimoto (2009), addition to the studies proposed in the National Curriculum Parameters of Mathematics (BRAZIL, 1998). The data collected in the questionnaire revealed that teachers have difficulties when using this methodology in the classroom, as the excess in the number of students in the classroom; some parents believe that the game is a joke, beyond the students' disinterest. We conclude this work that most teachers had the opportunity to deal the initial and continued training with the methodology of games, and even then, teachers use games in the classroom infrequently. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da matemática Jogos e recreações matemáticas Teaching and learning mathematics Mathematics games and recreations |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/767 |
Data do documento: | 22-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSA22092014.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.