Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/769
Tipo: TCC
Título: O Ensino da Matemática e a Educação Ambiental: abordando a Problemática do Lixo.
Autor(es): Silva, Edijane Maria da.
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges.
Resumo: Este estudo trata de uma pesquisa sobre a interação entre o Ensino de Matemática e a Educação ambiental através de atividades que promoveram a Educação Ambiental enfatizando a problemática do lixo. Desta forma, seu objetivo geral foi elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta de intervenção numa turma de 1° ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, no município de Lagoa Seca, no Estado da Paraíba. Especificamente, a pesquisa objetivou realizar um estudo bibliográfico acerca das temáticas “Ensino de Matemática” e “Educação Ambiental”, a fim de fundamentar a elaboração da proposta de intervenção; elaborar e desenvolver a proposta de intervenção integrando os conteúdos de matemáticas e a temática educação ambiental; e, por fim, fazer uma análise crítica da proposta de intervenção, a partir dos depoimentos dos alunos que participaram das atividades. A escolha do tema foi motivada pelo fato da Matemática ser uma disciplina em que são notórios os momentos de dificuldade, obstáculos e desinteresse dos alunos. Os pressupostos metodológicos para a realização deste estudo caracterizou-se inicialmente por uma pesquisa bibliográfica, na qual foi discutido o ensino da Matemática e a Educação Ambiental de uma forma ampla através de conteúdos encontrados em livros, revistas, periódicos, artigos, sites dentre outros. Logo após foi realizada uma pesquisa de campo através de uma proposta de intervenção com 24 alunos do 1° ano do Ensino Médio da já citada escola. Ao final, foram feitas análises da proposta de intervenção identificando os resultados encontrados. A proposta de intervenção contou primeiramente com a apresentação de um questionário aos alunos solicitando suas considerações sobre a Matemática, a Educação Ambiental, enfatizando o lixo e a sua reciclagem. Outra atividade desenvolvida foi a visita de campo a um Depósito de Reciclagem, a qual despertou bastante interesse dos alunos que buscaram informações sobre o trabalho ali desenvolvido. Por fim, após a realização de aulas expositivas de Matemática em sala de aula, foi aplicada uma atividade avaliativa que relacionava os conteúdos de Matemática como porcentagem, regra de três, multiplicação e função com as informações colhidas nas atividades anteriores.
Abstract: This study deals with a study on the interaction between the Teaching of Mathematics and Environmental Education through activities that promote environmental education emphasizing the problem of garbage. Thus, your overall goal was to elaborate, develop and evaluate an intervention proposal in a class of 1st year of High School, a public school in the municipality of Lagoa Seca, Paraíba State. Specifically, the research aimed to conduct a literature concerning the themes "Teaching Mathematics" and "Environmental Education" in order to support the preparation of the proposed intervention; prepare and develop proposed intervention integrating mathematical content and thematic environmental education and, finally, make a critical analysis of the proposed intervention, based on the statements of the students who participated in the activities. The choice of topic was motivated by the fact that mathematics is a discipline in which they are notorious times of difficulty, obstacles and disinterest of students. The methodological assumptions for this study was characterized initially by a literature search, which was discussed in the teaching of Mathematics and Environmental Education in a comprehensive way through content found in books, magazines, periodicals, articles, websites and others. Soon after we conducted a field survey by a proposed intervention with 24 students of the 1st year of high school the aforementioned school. Finally, analyzes were conducted of the proposed intervention identifying the results. The proposed intervention told primarily through the presentation of a questionnaire to students requesting their consideration of Mathematics, Environmental Education, emphasizing the trash and recycling. Another activity developed was the field trip to a recycling deposit, which aroused great interest of the students who sought information on the work developed there. Finally, after conducting lectures in mathematics classroom, has been applied to evaluation activity that listed the contents as a percentage of Mathematics, rule of three, multiplication and function with the information gathered in the previous activities.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
Educação ambiental
Reciclagem de lixo
Teaching and learning mathematics
Environmental education
Recycling of rubbish
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/769
Data do documento: 22-Set-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMS22092014.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.