Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/772
metadata.dc.type: TCC
Title: O jogo cubra doze: uma estratégia para a construção de conteúdos matemáticos no ambiente escolar.
metadata.dc.creator: Alves, Érica Lamara Gomes.
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa refere-se a uma breve análise investigativa das reais possibilidades de trabalho com jogo matemático na sala de aula. Entendemos que essa metodologia de ensino pode contribuir para motivação e desenvolvimento de alguns conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da matemática no ambiente escolar. Para isso, elegemos como base alguns teóricos defensores do uso de jogos aplicados ao ensino da matemática tais como: Rêgo e Rêgo (2009), Almeida (2003) e Kishimoto (2010). Assim sendo, elegemos como principal objetivo do estudo verificar as contribuições que o jogo matemático pode trazer ao discutirmos as operações básicas com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaporanga, Paraíba. Para isso adotamos como aporte metodológico de investigação um estudo descritivo, segundo sua finalidade, do tipo pesquisa ação. Elegemos também como instrumento de estudo um questionário semiestruturado e um diário de campo que nos possibilitou a aquisição e análise dos dados. O estudo foi realizado em abril de 2014, com 20 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública pertencente ao município de Itaporanga, na Paraíba. Ao final da pesquisa constatamos que o jogo nas aulas de matemática foi bem aceito pelos alunos. Também diagnosticamos as dificuldades dos alunos acerca das operações básicas da matemática e a necessidade de discussão de metodologias diferenciadas para o ensino desta ciência. Acreditamos que o jogo proporcionou uma maior interação social na sala de aula investigada bem como uma maior integração do pesquisador com os estudantes e destes com seus pares.
Abstract: This research refers to a brief investigative analysis of the real possibilities of working with numbers game in the classroom. We understand that this teaching methodology can contribute to motivation and development of some conceptual, procedural and attitudinal contents of mathematics in the school environment. For this we choose as the basis of some theoretical advocates the use of games in teaching applied mathematics such as: Rêgo and Rêgo (2009), Almeida (2003) and Kishimoto (2010). Therefore we choose as the main objectives of the study verify the contributions that mathematical game can bring to discuss the basic operations with a group of 6th grade of elementary school to a public school in the city of Itaporanga Collection. For this methodological approach we adopted as a descriptive research study, according to their purpose, the type action research. Also elected as a tool to study a semi-structured questionnaire and a diary which enabled us to acquire and analyze the data, respectively. The study was conducted in April 2014 with 20 students in the 6th grade of elementary school, a public institution belonging to the municipality of Itaporanga, Paraiba. At the end of the research found that the game in math classes was well accepted by the students. Also diagnose students' difficulties about basic math operations and the need for discussion of different methodologies in the teaching of science. We believe that the game provided greater social interaction in the classroom investigated area as well as greater integration of research with these students and with their peers.
Keywords: Jogos e recreações matemáticas
Operações matemáticas
Ensino da matemática
Mathematics games and recreations
Mathematical operations
Teaching mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/772
Issue Date: 22-Sep-2014
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELGA22092014.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.