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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze. |
Autor(es): | Araújo, Angélica Maria Teixeira de. |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de. |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Mestre Mandú no Município de Diamante, sertão da Paraíba, no período de abril de 2014. Com o objetivo de entendermos a utilização dos jogos didáticos no ensino de conteúdos matemáticos. Lançamo-nos em busca de evidenciarmos esta realidade na sala de aula, assim, elegemos uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Itaporanga, Paraíba para aplicarmos algumas atividades que nos possibilitasse entender melhor a aplicação didática de jogos matemáticos no ensino. Para isso adotamos como principais teóricos: Smole, Diniz e Milani (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Almeida (2003) dentre outros, e os documentos oficiais: Brasil (1997; 1998) e os Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010). Desta forma, a pesquisa foi realizada no mês de abril de 2014 contando com 16 alunos participantes. Adotamos como metodologia de pesquisa um estudo descritivo, sendo caracterizado como uma pesquisa, ação quanto à aquisição e tratamento de dados. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa questionários semiestruturados e observações realizadas pelos pesquisadores durante todo o estudo. Realizamos um pré-teste, individualmente, com os sujeitos no intuito de caracterizá-los com relação ao perfil e quanto aos conhecimentos prévio das operações básicas (noções de somar, subtrair, multiplicar e dividir). O pré-teste foi composto por um questionário contendo oito itens. Em seguida aplicamos o jogo Cubra Doze no intuito de verificarmos o comportamento cognitivo, emocional e social dos participantes. Ao fim do estudo constatamos que o uso de jogos, em especial, neste caso, no contexto educativo, foi um recurso didático de fundamental importância para a resolução de problemas e a discussão da matemática. Os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação. |
Abstract: | This study was conducted at the Municipal Escola Mestre Mandú in the City of Diamante backlands of Paraiba from April 2014. Aiming to understand the use of educational games in teaching math concepts launched in seeking evidenciarmos this reality in the room classroom . Thus , we chose a group of 6th grade of elementary school to a public school located in the municipality of Itaporanga , Paraíba apply to some activities that would enable us to better understand the didactic application of mathematical games in education . For this we adopted as the main theoretical: Smole, Diniz and Milani (2007 ) Rêgo and Rêgo (2004 ) Almeida (2003 ) among others, and official documents: Brazil (1997 , 1998 ) and the Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010 ). Thus, the survey was conducted in April 2014 with 16 students participating counting. We adopted a descriptive research methodology study as the purpose of the study, being characterized as an action research as the acquisition and processing of data. Used as the main research instrument semiestruturas questionnaires and observations made by researchers throughout the study. We conducted a pretest, individually, with the subject in order to characterize them with respect to the listing and prior knowledge about the basic operations ( ideas to add, subtract , multiply and divide ). The pre-test consisted of a questionnaire containing eight items . Then apply the cubra doze match in order to track the cognitive, emotional and social behavior of the participants. At the end of the study found that the use of games, especially in this case, in the educational context was a teaching resource of fundamental importance for problem solving and discussion of mathematics. Students participated effectively in all stages of research, showing interested and challenged, improving your attention, concentration, logical thinking and action planning. |
Palavras-chave: | Jogos e recreações matemáticas Operações matemáticas Jogo cubra doze Mathematics games and recreations Mathematical operations Game cover twelve |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776 |
Data do documento: | 22-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
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