Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/782
Tipo: | TCC |
Título: | Utilização do estudo de matemática financeira no ensino de matemática: um olhar sob essa perspectiva numa turma de 8º ano do ensino fundamental. |
Autor(es): | Sousa, Francisco Soares. |
Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos. |
Resumo: | A presente pesquisa visa discorrer sobre uma experiência de ensino realizada na escola Melquíades Vilar, localizada no município de Taperoá/PB, com alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa consiste na aplicação de um exercício proposto em sala de aula visando a resolução de uma atividade previamente organizada com base nos dados coletados no comércio local, em Campina Grande/PB e na internet, sendo aplicada em sala de aula e proposta aos alunos, buscando trabalhar com o alunado uma forma diferenciada das tradicionais comumente utilizadas nas instituições escolares. No trabalho realizado, os alunos interagiram, contando experiências por eles vividas mostrando as vantagens e desvantagens nas compras realizadas por eles e seus familiares. Desta forma, a pesquisa fundamenta-se na busca de ressaltar a importância do estudo de matemática financeira, em particular dos juros simples, de uma maneira que o processo ensino-aprendizagem se torne dinâmico e interessante aos olhos dos alunos, aguçando a curiosidade e despertando neles um maior interesse pelo estudo. Nesta perspectiva, a utilização de novas metodologias visa obter resultados, tendo como principal alvo a formação de cidadãos competentes e capazes de integrar e contribuir para um novo modelo de sociedade. |
Abstract: | This research aims to discuss a teaching experience in the school Melquíades Vilar, located in the municipality of Taperoá/PB, with students from a class of 8th grade level. The research involves the application of a proposed exercise in the classroom seeking resolution of a previously organized activity based on data collected in the local market, in Campina Grande/PB and the internet, being applied in the classroom and offered to students, seeking to work with the student body a different way from traditional commonly used in schools. In the work the students interacted counting experiences lived by them showing the advantages and disadvantages in the purchases made by them and their families. Thus, the research is based on seeking to emphasize the importance of the study of financial mathematics, in particular the simple interest, in a way that the learning process becomes dynamic and attractive to students sharpening, curiosity and awakening them a greater interest in the study. In this perspective the use of new methodologies is to obtain results primarily targeting the training of competente citizens and contribute to a new model of society. |
Palavras-chave: | Matemática financeira Ensino e aprendizagem da matemática Financial Mathematics Teaching and learning mathematics |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/782 |
Data do documento: | 23-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FSS23092014.pdf | 337,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.