Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/784
Tipo: | TCC |
Título: | O uso do computador na metodologia de ensino da matemática no município de Araruna–PB. |
Autor(es): | Belmont, Rivaldo da Costa. |
Primeiro Orientador: | Veras, Clédia Inês Matos. |
Resumo: | Este trabalho trata de investigar como tem sido o uso da tecnologia digital na metodologia de ensino, pelos professores das duas principais escolas que oferecem o ensino fundamental de Araruna, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves Torres e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, com foco nos anos iniciais do Ensino fundamental. As informações foram obtidas através de entrevista com os professores que atuam nesta fase, observamos questões como: Treinamento dos professores, planejamento, recursos digitais e metodologia. Procuramos investigar a real condição destes profissionais, para que o desenvolvimento educacional ocorra como o previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a matemática, qual a real situação do ambiente escolar que estes encontram no que se trata de apoio instrumental e logístico, para que o cumprimento de suas funções ocorra da melhor forma possível. Tratamos em saber também se é comum o uso do computador como ferramenta de ensino e se este faz parte da metodologia destes professores na transmissão de conhecimento aos aprendizes. Entre os resultados encontrados nesta pesquisa que não são favoráveis ao desempenho tecnológico na metodologia estão: recursos explorados de forma muito tímida, insuficiência de treinamento especifico, além falta de manutenção e sustentabilidade destes recursos. |
Abstract: | This work discuss to examine how have been the use of digital technology in methodology of teach, by teachers of two principal schools that offer the elementary teach of Araruna, the school Municipal of teach elementary João Alves Torres and the School Estadual of teach elementary Targino Pereira, with focus in the beginning grade of elementary teach. The informations were gotten thought of interview with teachers the act this stage, See questions like: coaching of teachers, planning, digital fund and methodology. Look for on discuss the real condition these professionals, to that educational developing happen how the predicted in the Parametros Curriculares Nacionais to Mathematics which the real situation of school surrounds that this found in the discuss of instrumental support and logistic, to the execution of yours function happen of best way possible, Discuss in know too of is common the use of computers in the transmission of Knowledge to apprentice. Among the results found this research that are not favorable to execution technologic in methodology are: funds explored of way very timid, insufficiency surrounds specific , further of absence of sustenance and sustainability of funds. |
Palavras-chave: | Metodologia de ensino da matemática Ensino e aprendizagem da matemática Uso de tecnologias da matemática Mathematics teaching methodology Teaching and learning mathematics Uso of mathematics thechnologies |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/784 |
Data do documento: | 23-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCB23092014.pdf | 456,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.