Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/785
metadata.dc.type: TCC
Title: A sustentabilidade através da horta escolar: um estudo de caso.
metadata.dc.creator: Santos, Odilani Sousa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Maria de Lourdes.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia relata as atividades desenvolvidas em uma escola pública da rede estadual de ensino sediada na cidade de Santa Rita, PB. O estudo foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio em dois momentos, o primeiro ao longo do ano de 2012 e o segundo entre o fim de 2012 e final de 2013. O primeiro momento incluiu a realização de um estudo piloto e o segundo a culminação das atividades desenvolvidas através de uma exposição científico-cultural. Metodologicamente o estudo está baseado na pesquisa etnográfica e estudo de caso. O projeto objetivou a reflexão sobre práticas educativas que permitissem a sensibilização ecológica, ambiental e alimentar, possibilitando uma analise crítica-reflexiva através da elaboração e manutenção de uma horta sustentável. Esta associação entre a teoria e a prática permitiu que o ensino de ciências e biologia fosse mais prazeroso e significativo. Em suma, estas referidas atividades buscaram promover um espaço vivencial e interativo nos níveis social e ambiental que desencadeassem nos educandos habilidades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade.
Abstract: This monograph describes activities undertaken in a public school of Paraíba state education system located in the municipality of Santa Rita. The study was conducted with students from elementary and high schools and on two occasions, the first during the year 2012 and the second between late 2012 and late 2013. The first occasion included the completion of a pilot study and the second the culmination of the activities developed by a scientific-cultural exposure. Methodologically the study was based on ethnographic research and case study. It aimed to reflect on educational practices enabling the ecological, environmental and food awareness, enabling a critical and reflective analysis through the development and maintenance of a sustainable garden. The association theory and practice has permitted a more pleasurable and meaningful experience in teaching of science and biology. In short, they sought such activities promoted an experiential and interactive space in social and environmental levels to unleash the students’ skills and competencies for the conservation of the environment and its sustainability.
Keywords: Sustentabilidade
Educação em horticultura
Sustainability
Horticulture education
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/785
Issue Date: 23-Sep-2014
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSS23092014.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.