Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/838
metadata.dc.type: TCC
Title: Questões relacionadas à seleção e utilização do livro didático por professores de Biologia de ensino médio da cidade de João Pessoa-PB.
metadata.dc.creator: Lima, Diego Machado de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Maria de Lourdes.
metadata.dc.description.resumo: O livro didático (LD) é a principal ferramenta didática usada por professores do ensino médio para o planejamento e auxílio de suas atividades. Logo a participação dos professores no processo de seleção do LD é fundamental e exige uma formação especial, ou seja, saberes essenciais para escolha de critérios que norteiam a seleção do LD, como enfatizado no Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Partindo dessa premissa, objetivou-se analisar os critérios e procedimentos para escolha e uso do LD por professores de Biologia do ensino médio de escolas públicas de João Pessoa-PB. A pesquisa caracterizou-se como de cunho exploratório, com intuito de conhecer um assunto pouco estudado, com aplicação de questionário misto e realização de entrevistas estruturadas, os dados foram analisados através da análise de conteúdo das repostas dos docentes. A maioria afirmou que o LD é o principal instrumento pedagógico em sala de aula, entretanto deve ser um instrumento de apoio às atividades tanto dos professores como dos alunos. Dos livros do PNLD 2012 a coleção “Bio” foi o mais adotado entre os professores participantes da pesquisa. Referindo-se à função do guia de livro didático, a maior parte citou que o GLD norteia e auxilia no processo de escolha do LD. A maioria afirmou participar do processo de seleção do livro didático e considerou importante participar deste processo, entre as justificativas, a categoria melhor adequação dos livros foi a que obteve o maior número de respostas. Quanto à seleção de conteúdos trabalhados em sala, a maior parte dos professores citou que trabalha todo conteúdo. Ao relacionarem os critérios para escolha do LD, os mais citados pelos professores foram os exercícios e os conteúdos. Dos materiais alternativos ao livro, pode-se classificar em duas categorias: os recursos tecnológicos e pedagógicos. Apesar das dificuldades para a realização da pesquisa por conta da resistência de alguns professores para participar da pesquisa a análise foi importante e espera-se que possa servir de subsídio para estudos relacionados ao tema.
Abstract: The textbook (LD) is the main teaching tool used by high school teachers for planning and support of its activities. Logo for teachers to participate in the selection process of LD is critical and requires special training, is, essential knowledge for selection of criteria that guide the selection of LD, as emphasized in the National Textbook Program (PNLD). From this premise, it was aimed to examine the criteria and procedures for selection and use of LD for teachers of high school biology in public schools in João Pessoa-PB. The search was characterized as exploratory, aiming to meet a subject little studied, applying a mixed questionnaire and conducting structured interviews, data were analyzed through content analysis of the responses of teachers. Most said that the LD is the main teaching tool in the classroom, however should be an instrument to support the activities of both teachers and students. Books PNLD 2012 "Bio" collection was the most widely adopted among teachers participating in the research. Referring to the role of guide textbook, most cited that the GLD guides and assists in the selection of the LD process. Most stated participate in the selection process of the textbook and considered important part of this process, among the justifications, the best adaptation of the books category was the one with the highest number of responses. Regarding the selection of contents worked in the classroom, most teachers cited that works all content. Relate to the criteria for choice of LD, the most commonly mentioned by teachers were the exercises and content. The book of alternative materials can be classified into two categories: technological and pedagogical resources. Despite the difficulties in carrying out the research on behalf of some teachers, the analysis was important and it is hoped that it can serve as a basis for studies related to the topic.
Keywords: Ensino e aprendizagem da biologia
Livro didático em biologia
Teaching and learning of biology
Biological textbook
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/838
Issue Date: 10-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DML10122014.pdf677,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.