Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/927
Tipo: TCC
Título: Determinação de nitrato em vegetais (alface, espinafre), comercializados em mercados de João Pessoa
Autor(es): Macedo, Bruno Vidal
Primeiro Orientador: Magalhães Hemerson Iury Ferreira .
http://lattes.cnpq.br/4966844003711861
Resumo: A busca cada vez maior por uma a limentação saudável, faz com que frutas e vegetais sejam consumidos em abundância, entretanto esses alimentos podem acumular substâncias como o nitrato, que quando ingerido é reduzido a nitrito, que tem efeito metahemoglobinizante e pode ser convertido em outros compostos n - nitrosos que apresentam efeitos cancerígenos, mutagênicos e teratogênicos . Esse trabalho teve como objetivo realizar a determinação de nitrato em vegetais (alface, espinafre) comercializados em mercados em João Pessoa a partir de metodol ogia espectrofotométrica proposta por CATALDO e colaboradores(1975) , que se baseia na nitração do ácido salicílico sob condições altamente ácidas, o qual pode ser lido em espectrofotômetro a 410nm, em solução básica (pH>12 ), além de validar a metodologia . Foram analisadas 3 amostras de alface e de espinafre provenientes de 3 mercados diferentes. Os Resultados apresentados demonstram que a metodologia produz resultados satisfatórios, porém não foi possível validar a metodologia. Os teores de nitrato encontra dos em alface foram mais altos que os encontrados em alguns estudos, porém ainda estão dentro do se encontra na literatura. Os alfaces apresentaram teores dentro dos limites e foram considerados seguros para o consumo. Duas das três amostras de espinafre a presentaram valores muito acima do permitido e são considerados impróprios para o consumo. Os resultados demonstram que os vegetais que são comercializados nos mercados de João Pessoa não passam por processos de fiscalização, o que deveria ser feito regul armente, pois substancias como o nitrato podem causar grandes danos à saúde humana.
Abstract: A busca cada vez maior por uma alimentação saudável, faz com que frutas e vegetais sejam consumidos em abundância, entretanto esses alimentos podem acumular substâncias como o nitrato, que quando ingerido é reduzido a nitrito, que tem efeito metahemoglobinizante e pode ser convertido em outros compostos n-nitrosos que apresentam efeitos cancerígenos, mutagênicos e teratogênicos. Esse trabalho teve como objetivo realizar a determinação de nitrato em vegetais (alface, espinafre) comercializados em mercados em João Pessoa a partir de metodologia espectrofotométrica proposta por CATALDO e colaboradores(1975), que se baseia na nitração do ácido salicílico sob condições altamente ácidas, o qual pode ser lido em espectrofotômetro a 410nm, em solução básica (pH>12), além de validar a metodologia. Foram analisadas 3 amostras de alface e de espinafre provenientes de 3 mercados diferentes. Os Resultados apresentados demonstram que a metodologia produz resultados satisfatórios, porém não foi possível validar a metodologia. Os teores de nitrato encontrados em alface foram mais altos que os encontrados em alguns estudos, porém ainda estão dentro do se encontra na literatura. Os alfaces apresentaram teores dentro dos limites e foram considerados seguros para o consumo. Duas das três amostras de espinafre apresentaram valores muito acima do permitido e são considerados impróprios para o consumo. Os resultados demonstram que os vegetais que são comercializados nos mercados de João Pessoa não passam por processos de fiscalização, o que deveria ser feito regularmente, pois substancias como o nitrato podem causar grandes danos à saúde humana.
Palavras-chave: Alface
Espectrofotometria
Espinafre
Nitrato
Vegetais
CNPq: CNPQ:: Ciências da Saúde: Farmácia
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/927
Data do documento: 18-Mai-2015
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BVM18052015.pdf745,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.