Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
metadata.dc.creator: Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Angelina Dias Leão
metadata.dc.description.resumo: O uso da bicicleta vem se destacando mundialmente como alternativa de transporte, visto que tem um grande potencial de uso como transportes urbanos diminuindo o uso de automóveis, além de trazer benefícios como: melhoria da qualidade de vida do usuário; melhoria das suas condições físicas; impacto ambiental reduzido; maior acessibilidade pelo custo/benefício; baixo custo de manutenção; ocupar menor espaço nas vias urbanas e, reduzir os gastos com manutenção da infraestrutura. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso da bicicleta como um meio de transporte potencialmente viável de modo a contribuir com a melhoria do trânsito no acesso ao campus. A metodologia consistiu em revisão de literatura sobre a mobilidade urbana e o gerenciamento de mobilidade enfatizando o uso da bicicleta, seguida por pesquisa de campo que foi dividida em duas etapas: o questionário e as observações sistemáticas (caracterização da infraestrutura viária [Planilha de observação], Contagem de Ciclistas e o mapa comportamental). Os resultados confirmaram as hipóteses é possível melhorar a mobilidade urbana se for implantada uma infraestrutura cicloviária no entorno do campus da Universidade Federal do Amazonas e os usuários deste campus aderirem a bicicleta como uma alternativa de meio de transporte uma vez que, a bicicleta é um modo de transporte rápido e eficiente indicado para pequenos deslocamentos e facilitaria a mobilidade dos usuários que residem em uma distância relativamente próxima, até 5 km, à UFAM, amenizando o fluxo viário motorizado ajudando no escoamento do trânsito.
Abstract: The use of bicycle has been highlighting globally as alternative transportation, since the bikes have great potential for use in urban transport for the reduction of car, besides bringing benefits such as improving the quality of life of the user; improving the physical conditions; reduced environmental impact; improved accessibility for the cost / benefit; low maintenance cost; occupies less space on urban roads, and reduces maintenance costs of infrastructure. In this context, this study aimed to evaluate the use of bicycles as a potentially viable means of transport in order to contribute to improving transit access to campus. The methodology consisted of a literature review on urban mobility and mobility by bicycle, followed by field research which was divided into two stages: the questionnaire and systematic evaluations (characterization of the road and study of soil (Worksheet observation), Cyclists count and behavioral map). The results confirmed the hypotheses is possible to improve urban mobility if located one cycling infrastructure surrounding the campus of the Federal University of Amazonas and the users of this campus join the bicycle as an alternative means of transport since, the bicycle is a fast and efficient mode of transport suitable for small displacements and facilitate the mobility of users residing in a relatively close distance, up to 5 km, the UFAM, softening the motor road flow helping in the flow of traffic.
Keywords: Mobilidade
Campus Universitário da UFAM
Transporte não motorizado
Ciclista
Mobility
UFAM`s campus
Non motorized transportation
Bicycle
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: NERI, Helen Carmem Ferreira Rebouças. Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317
Issue Date: 21-Nov-2014
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.