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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3779
Tipo: | Dissertação |
Título: | A mercantilização do trabalho juvenil pela via dos contratos de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | The commodification of youth work through the learning contracts |
Autor(es): | Marcelino, Cecília Paranhos Santos |
Primeiro Orientador: | Costa, Márcia da Silva |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo maior averiguar se os adolescentes empregados sob a condição especial de trabalhador aprendiz têm seus direitos assegurados pelas empresas com a possibilidade conciliar as atividades laborais e escola. Para a construção do referencial teórico sobre a matéria utilizou-se como embasamento geral da pesquisa as teorias de mercantilização do trabalho, com foco nas idéias marxista, prosseguindo com argumentos sobre a flexibilização e a precarização da força de trabalho, associando estas idéias ao trabalho executado pelos adolescentes na condição aprendizes. Respaldando esta teoria, de mercantilização, promoveu-se um resgate histórico do trabalho realizado por crianças e adolescentes, apresentando fatores determinantes para sua existência e trazendo dados sobre sua condição atual. A pesquisa de campo, tomou contornos qualitativos, e foi realizada no SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, junto a 5 adolescentes aprendizes e o Coordenador do SOE- Serviço de Orientação Educacional. O processo de análise dos dados foi dividido em quatro etapas, onde, inicialmente, traçou-se o perfil sócio-econômico dos adolescentes em condição de trabalho aprendiz; suas condições de trabalho, mormente no que se refere à natureza das tarefas realizadas e à jornada; sobre o relacionamento familiar e social dos aprendizes; e, se os adolescentes conseguem conciliar o trabalho com os estudos. Como resultados da analise obteve-se o afastamento da continuação dos estudos por parte dos aprendizes entrevistados; a ausência de proteção sindical; a dificuldade de treinamentos de qualidade para o mercado; bem como, o sofrimento em razão da ocupação de seu tempo pelo trabalho em idade precoce. |
Abstract: | This study aimed to investigate whether the largest youth employed under the special condition of apprentice workers have their rights guaranteed by the companies with the ability to reconcile work and school activities. To construct the theoretical framework on the subject was used as the foundation of the research theories of commodification of labor, focusing on Marxist ideas, continuing arguments about the flexibility and precariousness of the workforce by linking these ideas to work performed by adolescent learners in condition. In support of this theory, commodification, promoted a historical review of work done by children and adolescents, presenting factors for their existence and provides data about its current condition. The field research took shape qualitative, and was held at the SENAI-National Service of Industrial Education, along with five teenage apprentices and Coordinator of the SOE-Educational Guidance Service. The process of data analysis was divided into four stages, where initially traced to the socio-economic status of adolescents in student work, their working conditions, especially with regard to the nature of the tasks performed and the journey , about family relationships and social learners, and if teenagers can combine work and study. As a result of the analysis we obtained the removal of continued education of apprentices interviewed, the lack of union protection, the difficulty of training quality to the market, as well as suffering because of occupation of their time at work early age. |
Palavras-chave: | Mercantilização do trabalho Adolescentes Aprendizes Commodification of labor Teens Apprentices |
CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citação: | MARCELINO, Cecília Paranhos Santos. A mercantilização do trabalho juvenil pela via dos contratos de aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3779 |
Data do documento: | 31-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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