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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3784
Tipo: Dissertação
Título: O perfil motivacional do docente da rede estadual de ensino fundamental na paraíba
Autor(es): Viana, Júlio Cezar da Câmara Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Walmir Rufino da
Resumo: Tendo por objetivo conhecer os fatores motivacionais presentes no comportamento dos professores, enquanto população alvo da pesquisa, especificamente na rede de ensino fundamental pública do Estado da Paraíba, esse estudo abrangeu uma população composta por 874 profissionais, sendo 350 do quadro de pessoal temporário e 524 do quadro efetivo. Na perspectiva desse estudo, essa população representa um universo complexo para tratar a temática motivação, haja vista a dimensão de variáveis intervenientes nesse processo as quais abrangem: desde as técnicas pedagógicas, passando pelas expectativas dos docentes em relação aos seus alunos, até a preocupação com os materiais didáticos, a capacitação docente, o aperfeiçoamento, as condições estruturais da escola e da sala de aula como um todo; além dos processos de: gestão institucional, liderança, relacionamento interpessoal, política educacional, disponibilidade de recursos, dentre outras questões de relevância para abordar com profundidade essa temática. As teorias de base que deram sustentação à análise proposta foram extraídas dos trabalhos de Herzberg (1972), Maslow (1971), McClelland (1971), McGregor (1973), Vroom (1964) e de outros que procuraram, em suas teorias, demonstrar que o próprio trabalho é um grande liberador de motivação, satisfazendo as necessidades superiores de crescimento do ser humano, foram discutidas nesse estudo, relacionando-as ao trabalho dos profissionais ligados ao magistério da Paraíba. Demonstrando que as necessidades mobilizam os recursos que cada pessoa possui, canalizando-os para o alcance de determinados objetivos ou metas. O argumento aqui apresentado serve para comprovar que a motivação engloba também a realização e a busca de crescimento que leva ao alcance da satisfação pessoal como parte da dinâmica do desempenho pessoal em relação ao trabalho. No caso especifico dos profissionais da área da educação, por exemplo, o binômio eficiência e qualidade é indissociável, e deve se fazer presente no trabalho que, cada profissional para que seus alunos possam vislumbrar a perspectiva de conquista da cidadania como indicativo de qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade de ensino desse pais. A conclusão a que se chegou com a análise dos dados é que: predomina no perfil motivacional dos profissionais investigados, a necessidade de auto-realização, da possibilidade de mostrar competência, de contribuir para formar pessoas capazes de realizar-se como ser humano e como cidadão.
Abstract: Willing to know the influence of motivating agents in the behavior of teachers, the target population of the research, specifically on the public elementary schools of the state of Paraíba, this study covered a population composed of 874 professionals, 350 of them being temporary staff and 524 regular personnel. In the prospect of this study this population represents a complex universe to treat the subject motivation, regarding the magnitude of intervenient variables involved in this process which goes all the way from the pedagogical techniques, through the expectations of teachers for their students, to the concern about educational materials, teacher training, improvement of the structural conditions of school and the classroom as a whole, and also the processes of: institutional management, leadership, interpersonal relationships, education policy, availability of resources, among other important issues to deal with in this thematic. The fundamental theories that gave support to the analysis were taken from reports of Herzberg (1972), Maslow (1971), McClelland (1971), McGregor (1973), Vroom (1964) and others who sought in their theories, to show that the actual Work is a great provider of motivation, satisfying the supreme need of growth of human beings; It all was discussed in this study, relating them to the work of professionals linked to the teaching of Paraiba. These authors also tried to demonstrate that the factors that cause satisfaction are determinants of positive human behavior, from answers given by the human intellect. In other words, the feeling of satisfaction is also a need, which serves as a centre of behaviour organization at any given time. In other words, the needs mobilize the resources that each person has, channeling them to reach certain goals or marks. The argument presented here serves to demonstrate that motivation also includes the achievement and the pursuit of growth that leads to the scope of personal satisfaction as part of the dynamics of personal performance in relation to work. This means understanding that the satisfaction with the work derives from the environmental conditions offered by the company and is caused by a motivational factor that result in a particular pattern of positive performance, or above the average performance. In the specific case of professionals in the area of education, for example, efficiency and quality are inseparable attributes and must be present in the effort of every professional, for their students to see the prospect of gaining citizenship as sign of the quality of work developed in each unit of education in this country. The conclusion to which it has been arrived with the analysis of the data is that: in the profile of professional motivational investigated prevails, the need for self-realization, as the wage policy in operation is not enough to supply their basic needs, it turns out that the recompense comes from work itself, the possibility of showing competence, to help educating people and making them able to take place as human beings and as citizens.
Palavras-chave: Motivação
Profissionais
Magistério
Motivation
Professionals
Teachings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós Graduação em Administração
Citação: VIANA, Júlio Cezar da Câmara Ribeiro. O perfil motivacional do docente da rede estadual de ensino fundamental na paraíba. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3784
Data do documento: 1-Jul-2008
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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