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Tipo: Dissertação
Título: Ser ou não ser? eis a questão: uma investigação sobre a vulnerabilidade dos consumidores
Autor(es): Silva, Arielle Pinto
Primeiro Orientador: Pereira, Rita de Cássia de Faria
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo contribuir para construção de uma escala de mensuração da vulnerabilidade de consumidores em situações de consumo. Tal objetivo baseia-se na importância da compreensão do tema para o bem-estar do consumidor, especialmente para aqueles consumidores identificados como mais prováveis a vivenciarem uma situação em que seja prejudicado. O tema vulnerabilidade pertence à disciplina de Marketing e Sociedade que associa o marketing como instituição para gerar bem-estar para a sociedade. A pesquisa objetivou (1) compreender a vulnerabilidade do consumidor (2) identificar dimensões de vulnerabilidade do consumidor (3) identificar diferenças e semelhanças entre grupos de consumidores vulneráveis e, (4) definir indicadores para escala de mensuração. Utilizou-se do modelo teórico de compreensão da vulnerabilidade de Baker et al. (2005) e da pesquisa bibliográfica levantada para construir o roteiro de entrevista que tinha como sujeitos grupos de indivíduos considerados pela literatura como vulneráveis. Esses indivíduos foram entrevistados e análise dos resultados da entrevista juntamente com o referencial teórico deu origem aos itens da escala. As análises de conteúdo identificaram seis dimensões relacionadas com o construto vulnerabilidade sendo eles: experiência de vulnerabilidade, características individuais, estado individual, condições externas e estruturais, experiência de vulnerabilidade no contexto de consumo e por fim, resposta do consumidor. A partir dessas dimensões foram gerados os itens que formaram a escala. No total foram gerados 69 itens para escala. Considerações finais discutem os achados do estudo, suas implicações teóricas e gerenciais, assim como sugestões para a continuidade das pesquisas sobre o tema.
Abstract: This dissertation aims to contribute to construction of scale for measuring the consumer vulnerability in consumption situation. This goal is based on the importance of the comprehension of the subject for consumer s welfare, especially for consumers identified as most likely to experience a harm situation. The vulnerability subject belongs to the Marketing and Society discipline which associates marketing as an institution in order to generate welfare to society. This research aimed to (1) understand the consumer vulnerability (2) identify the dimension of the consumer s vulnerabilities (3) Identify differences and similarities between vulnerable consumer groups and, (4) define indicators for the measurement scale. We have used the theoretical model of comprehension of the vulnerability of Baker et al. (2005) and the bibliographic research collected in order to build a guide for interviews having as subjects groups of individuals considered by the literature as vulnerable. Those individuals have been interviewed and the analysis of the results as well as the theoretical reference generated the scale items. The content analysis have identified six dimensions related to the vulnerability phenomenon, which are: vulnerability experience, individual characteristics, individual state, external and structural conditions, vulnerability experience inside a consumption context, and finaly, consumer response. By these dimensions items have been generated which generated the scale. We have generated in total 69 items for scale. Final considerations discuss the findings of the research, it s theoretic s and general s implications, as well as suggestions to continue the research about this subject.
Palavras-chave: Vulnerabilidade do consumidor
Marketing
Consumer vulnerability
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SILVA, Arielle Pinto. Ser ou não ser? eis a questão: uma investigação sobre a vulnerabilidade dos consumidores. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3792
Data do documento: 26-Ago-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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