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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Faça o que eu digo, mas não faça o que faço: convergências e divergências do discurso ambientalmente responsável dos consumidores e seu comportamento de consumo
metadata.dc.creator: Peixoto, Amanna Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Rita de Cássia de Faria
metadata.dc.description.resumo: Diante do imperativo de repensar a maneira como a sociedade consome, a qual se caracteriza pela abundância de bens de consumo e ao mesmo tempo começa a sentir a possibilidade próxima de sofrer com os impactos causados à natureza pelo consumismo desenfreado, surgiu o interesse em investigar os hábitos de consumo relacionados à preservação ambiental. Percebeu-se que cada vez mais a sociedade tem valorizado as práticas sustentáveis, mas como essas pessoas atuam como consumidores diante da aparente postura ética que apresentam? Os consumidores professam uma preocupação com as questões ambientais, mas pesquisas indicam que seus hábitos de consumo continuam a ser os antigos. Deste modo, este estudo objetivou analisar as convergências e divergências entre o discurso ambientalmente responsável e o comportamento de consumo à luz das teorias da ação de Argyris et al. (1985). A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas em profundidade e o auto-relato por meio de um diário de bordo para coletar informações sobre os discursos ambientalmente responsáveis e os comportamentos de consumo de 15 participantes. Para fazer a análise, a pesquisadora se baseou nas dimensões relacionadas ao comportamento ambientalmente responsável tratadas em Stern (1999, 2000): Domínio Pessoal, Domínio Comportamental, Domínio Contextual, Capacidades Pessoais e Hábitos e Rotinas. As quatro primeiras dimensões foram investigadas para identificar os discursos ambientalmente responsáveis por meio de entrevistas, e a última dimensão, Hábitos e Rotinas, foi investigada para identificar o comportamento de consumo efetivado por meio do registro das experiências de compra, consumo e descarte de bens em um diário de bordo. A pesquisa sugere que o comportamento ambientalmente responsável nem sempre é coerente com o discurso ambientalmente responsável, pela existência de elementos motivacionais (impotência, falta de interesse, sacrifício, comodidade) e contextuais (condição financeira, ausência de políticas públicas, restrições de tempo e cultura). Percebeu-se que os comportamentos ambientalmente responsáveis aparecem em alguns aspectos do dia-dia dos participantes do estudo, pois se entende que ter hábitos de consumo completamente favoráveis ao meio-ambiente, nas condições atuais que a sociedade vive, seria impraticável.
Abstract: Given the idea of rethinking the way society consumes, which is characterized by the abundance of consumer goods and at the same time begins to feel the close possibility of suffering with the impacts caused by the nature of consumerism, made the interest of investigating consumer habits related to environmental preservation to appear. It was noticed that the society has valued the sustainable practices even more, but how those people act as consumers before their apparent ethical stance they present? The consumers profess a concern on environmental questions but researches indicate that their consumer habits continue to be the same, the old ones. Thus, this study aimed to analyse the convergences and divergences between the environmentally responsible discourse and the consumers behaviour according to the theory of action of Argyris et al. (1985). From a qualitative approach, this research used in-depth interviews and a self-report through notes in a board diary to collect data about the environmentally responsible discourses and the consumers behaviours of 15 participants. To analyse data, the research used the dimensions related to the environmentally responsible research presented in Stern (1999, 2000): personal domain, behavioural domain, contextual domain, personal capabilities and habits and routines. The four first dimensions were investigated to identify the environmentally responsible discourses through interviews, and the last dimension habits and routines was investigated to identify the consumers behaviour effected by means of the registration of purchase experiences, consume and discard of goods in a board diary. The research suggests that the environmentally responsible behaviour is not always coherent with its discourse by the existence of motivational (impotence, lack of interest, sacrifice, convenience) and contextual elements (financial condition, absence of public policies, constraints of time and culture). It was noticed that environmentally responsible behaviour appear in some aspects of the participants daily lives, because it is understood that having quite favourable good consumer habits to the environment, under current conditions that the society lives, it would be impractical.
Keywords: Comportamento do consumidor
Consumo sustentável
Teorias da ação
Consumer behavior
Sustainable consumption
Theories of action
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: PEIXOTO, Amanna Ferreira. Faça o que eu digo, mas não faça o que faço: convergências e divergências do discurso ambientalmente responsável dos consumidores e seu comportamento de consumo. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3808
Issue Date: 30-Mar-2012
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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