Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3884
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de artes visuais e espaços expositivos: limites e possibilidades nas escolas públicas de Cabedelo (PB)
Autor(es): Vilela, Teresinha Maria de Castro
Primeiro Orientador: Carvalho, Lívia Marques
Resumo: Reconhecendo a escola como a via mais importante para promover a visitação às exposições artísticas e para a democratização do acesso à arte e à cultura buscou-se, nesse trabalho investigar os possíveis entraves que dificultam o acesso das Escolas Públicas aos espaços expositivos artísticos. Neste contexto analisam-se conceitos tais como mediação cultural e acessibilidade cultural. Foi tomado como base a prática de cinco escolas públicas do município de Cabedelo PB e de dois espaços expositivos da cidade de João Pessoa que desenvolvem ações educativas em seus programas. Os resultados obtidos identificaram a ausência de transporte regular, seguidos da ausência de algumas ações dos programas educativos, que facilitariam a aproximação entre estes dois espaços como um dos empecilhos mais determinantes que dificultam o acesso do público estudantil aos espaços expositivos.
Abstract: It is perceived that school is a mean in the promotion of access to artistic exhibitions as well as in the democratization of culture. Thus, this work aims to investigate the possible barriers that make access to artistic exhibition spaces on behalf of public schools. In this context, concepts such as cultural mediation and accessibility were discussed. The research dealt with five public schools in the town of Cabedelo in Paraiba-Brazil as well as two exhibition spaces in Joao Pessoa, Paraiba-Brazil. These spaces currently develop programs that deal with educational actions. Results identify as causes for the barriers cited such as lack of regular transportation, lack of educational program planning that enable greater approximation amongst both spaces, all of which are determinant and make access to exhibition spaces difficult on behalf of students in these
Palavras-chave: Mediação cultural
Acessibilidade cultural
Ensino de arte
Cultural mediation
Cultural acessibility
Art education
CNPq: ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citação: VILELA, Teresinha Maria de Castro. Ensino de artes visuais e espaços expositivos: limites e possibilidades nas escolas públicas de Cabedelo (PB). 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3884
Data do documento: 16-Mar-2012
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.