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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão da informação no terceiro setor: o caso do projeto Garotada Solidária desenvolvido pela organização não-governamental Amazona /
metadata.dc.creator: Araújo, Claudialyne da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
metadata.dc.description.resumo: Na sociedade contemporânea, a informação e o conhecimento tornaram-se recursos estratégicos que englobam a transmissão, a valorização, o armazenamento, a distribuição e a disseminação da informação como elementos centrais de atividades econômicas das organizações. É neste panorama, que emerge a constante preocupação com a realidade social onde as pessoas estão inseridas, preocupações estas que estão voltadas para a exclusão e a inclusão social, onde se observa, cada vez mais, o fortalecimento das organizações ligadas ao terceiro setor, mais precisamente as ONGs, que atuam dando uma importante contribuição para o desenvolvimento social. Assim, a gestão da informação atua como um elemento estratégico para a execução de projetos que possuem como elemento central e essencial a informação. Portanto, torna-se imprescindível fazer uso da gestão da informação nesse processo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações que compõem o processo de Gestão da informação adotadas na implementação do PGS, desenvolvido pela ONG Amazona, que trabalha com a informação preventiva através da conscientização de jovens contra o contágio das DST/AIDS em cinco comunidades que se encontram em situação de risco, localizadas no entorno da cidade de João Pessoa - PB. A pesquisa foi elaborada a partir de fundamentos teóricos da Ciência da Informação e, para sua efetivação, foi utilizado o modelo de gestão da informação proposto por McGee & Prusak (1994). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso, tendo em vista a necessidade de desenvolver um estudo aprofundado e exaustivo com o objetivo de adquirir um amplo e minucioso conhecimento do objeto estudado. Através da coleta e análise dos dados, percebeu-se que o processo de gestão da informação é realizado de forma não planejada e estruturada, o que por sua vez, reduz o potencial que este poderia ter na consecução dos objetivos a que se propõe o Projeto. Essa fragilidade fez com que em algumas comunidades os resultados fossem insatisfatórios, pois houve a interferência de diferentes problemas que não puderam ser sanados a contento, o que acabou por comprometer o êxito esperado.
Abstract: In the contemporary society, information and knowledge became strategic resources which encompass transmission, valuation, storage, distribution and dissemination of information as central elements of economic activities of the organizations. In this scenario emerges the constant concern with the social reality where people make part of. Such concerns are related to social exclusion and inclusion where it is observed the strengthening of the organizations with reference to the third sector, more precisely the NGOs (nongovernmental organizations) that act providing an important contribution to the social development. In this way, information management acts as strategic element for the fulfillment of projects that have information as central and essential element. Therefore, the use of information management in this process has become indispensable. This research aimed at analyzing the actions that compose the information management process adopted in the PGS implementation developed by the Amazona NGO that works with preventive information through the awareness of young persons about the STD/AIDS contagion in five communities that are in risk situation, located around the city of João Pessoa PB. The research was conducted from the theoretical fundamentals of Information Science and for its accomplishment the information management model proposed by McGee & Prusak (1994) was used. It is a qualitative research whose method was the case study due to the need of developing a deeper and comprehensive study with the objective to obtain wide and detailed knowledge of the studied object. By means of data collection and analysis, it was perceived that the process of information management is carried out in a nonplanned and structured way. This reduces the potential it could have in the fulfillment of the objectives to which the project is proposed. In some communities, the results were unsatisfactory due to this weakness. There was the interference of different problems that could not be solved satisfactorily and this affected the expected success.
Keywords: Information Management
Information Science
Information
NGOs
Third Sector
Gestão da Informação
Terceiro Setor
ONGs
Informação
Ciência da Informação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: ARAÚJO, Claudialyne da Silva. Gestão da informação no terceiro setor: o caso do projeto Garotada Solidária desenvolvido pela organização não-governamental Amazona. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3935
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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