Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3942
Tipo: Dissertação
Título: Canais de acesso à informação disponibilizados aos alunos sob a responsabilidade social da Fundação Bradesco
Autor(es): Machado, Alecsandra Coutinho
Primeiro Orientador: Duarte, Emeide Nobrega
Resumo: O tema desta pesquisa focaliza o papel social da Ciência da Informação com destaque para o acesso à informação, como um elemento fundamental da gestão da informação e de relevância para o processo de transformação social e organizacional. Objetiva analisar os canais de acesso à informação para a inclusão social de jovens assistidos pelos programas de responsabilidade social da Fundação Bradesco. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa de nível descritivo. Adota como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada aplicada em grupo focal. Os dados foram sistematizados em quadros e mapas mentais registrados por meio de símbolos e mensagens. A apresentação dos resultados em forma de mapas é considerada uma técnica adotada pela aprendizagem significativa. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. O instrumento previamente elaborado constou de quatro partes: caracterização sócio econômica dos alunos, canais de informação usados no ambiente da instituição, canais adotados em outro ambiente e outras formas de obtenção da informação. Os resultados obtidos indicam que as características sócio-econômicas dos alunos estão em consonância com os preceitos da Sociedade da Informação e do programa de responsabilidade social da instituição em prol dos mais carentes, sem distinção de idade e gênero, priorizando as condições econômicas para o acesso. Os resultados permitem concluir que há uma disponibilização de canais de informação, e as informações acessadas por meio desses canais têm uma contribuição efetiva disponibilizada pelos programas de responsabilidade social da Fundação Bradesco para inclusão social dos alunos, por intermédio da aprendizagem formal.
Abstract: The theme of this research focuses on the social role of information science with emphasis on access to information as a fundamental element of information management and relevance to the process of social and organizational. It aims to analyze the channels of access to information for the social inclusion of young people assisted by social responsibility programs of Fundação Bradesco. Methodologically, characterized as qualitative research of descriptive level. Adopts as a tool for data collection structured interviews in focus groups. Data were summarized in tables and mind maps recorded by means of symbols and messages. The presentation of results in the form of maps is considered a technique adopted by meaningful learning. For data analysis, we adopted the technique of content analysis. The previously developed instrument consisted of four parts: socio economic students' information channels used in the institutional environment, channels adopted in another environment and other forms of obtaining information. The results indicate that the socioeconomic characteristics of the students are in line with the precepts of the Information Society and social responsibility program of the institution for those most in need, irrespective of age and gender, prioritizing economic conditions for access . The results indicate that there is an available channel information, and the information accessed via these channels have an effective contribution provided by social responsibility programs of Fundação Bradesco for social inclusion of students through formal learning.
Palavras-chave: Gestão da Informação
Responsabilidade social
Acesso à informação
Inclusão Social
Ciência da Informação
Information Management
Social responsibility
Access to information
Social Inclusion
Information Science
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: MACHADO, Alecsandra Coutinho. Canais de acesso à informação disponibilizados aos alunos sob a responsabilidade social da Fundação Bradesco. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3942
Data do documento: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.