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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3974
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Carlos Eugênio da-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:53Z-
dc.date.available2014-11-17-
dc.date.available2018-07-20T23:40:53Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Carlos Eugênio da. Competências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na Sociedade em Rede. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3974-
dc.description.abstractThe digital technologies of information and communication (TDICs, in Brazilian Portuguese) in the point of view of a network society are changing, in a non-straight way, the Brazilian educational scenario. In this sense, one must consider the emergence of the technologies and the educator is not aware that pedagogical actions are so important, or even more important, than the mere organization of activities. In front of these prerogatives in relation to information literacy, one can see the same skills that can help in the democratization of the information, in real situations in a specific area, mediated by the use of digital technologies, by means of political actions of information to inclusion. In front of this scenario, this work intends to analyze the formative process Introduction to Digital Education of the National Program in Continuous Formation in Educational Technology (PROINFO, in Brazilian Portuguese) in the perspective of the information literacy under the view of Information Science. Specifically, this work investigate the actions of this competence for the digital inclusion of the teachers in the PROINFO s context, and elaborate and apply a model of action to the creation of workshops headed to the development of these competences to the João Pessoa City s municipal teachers. In the methodological procedures, the research of qualitative nature, uses the documental analyses as a research instrument. The research reveals that the usage of the information literacy is an element that enriches in the teachers formation. In the final considerations, recommendations are proposed to the future researches about these competences potential to the educational community.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1238820 bytes, checksum: 864cd33639a215a6bc99aab35c0b47ff (MD5) Previous issue date: 2014-02-25eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCompetência em Informaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectPROINFOpor
dc.subjectInformation literacyeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.subjectPROINFOeng
dc.titleCompetências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na Sociedade em Redepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9883635449735145por
dc.description.resumoAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma deslinearizada, o cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, há de se considerar o surgimento das tecnologias e os educadores não se dão conta de que ações pedagógicas são tão, ou mais importantes do que meras organizações de atividades. Diante de tais prerrogativas com relação às competências em informação, percebe-se as mesmas como habilidades que podem auxiliar na democratização da informação, em situações reais de uma determinada área, mediada pelo uso de tecnologias digitais, por meio de ações de políticas de informação para inclusão. Frente a esse cenário, o presente trabalho visa investigar as competências em informação no processo formativo Introdução à Educação Digital do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO). Especificamente, descreve as ações dessa competência para a inclusão digital de professores no contexto do PROINFO, além de elaborar e aplicar um modelo de ação para criação de oficinas voltadas ao desenvolvimento dessas para professores da rede municipal da Cidade de João Pessoa. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, utiliza a análise documental como instrumento de pesquisa. A pesquisa revelou que o uso das competências em informação é um elemento que enriquece nas formações de professores. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações para futuras pesquisas acerca do potencial dessas competências para a comunidade educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16380/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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