Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreno, Danielle Harlene da Silva-
dc.date.accessioned2015-04-16T15:23:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:44Z-
dc.date.available2010-06-07-
dc.date.available2018-07-20T23:40:44Z-
dc.date.issued2010-03-31-
dc.identifier.citationMORENO, Danielle Harlene da Silva. Viabilidade de formação de redes espontâneas pessoais de conhecimentos entre docentes de pós-graduação das áreas de Ciência da Informação e Administração da UFPB. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3984-
dc.description.abstractIt deals with information and knowledge as key assets within the organizations, and the prospect of Information Science investigates the properties and behavior of information, the forces that govern the information flow and processing facilities. From this perspective, the objective is to analyze the feasibility of collaborative networks of spontaneous internal personal knowledge between teachers / actors programs Graduate in Business Administration (PPGA) with teachers / actors within the management of the Post Graduate Information Science (PPGCI) UFPB. The choice of search field is on the Programs Graduate Administration and Information Science located at the CCSA / UFPB whose subjects are the teachers of the permanent program. It takes as a tool for data collection curriculum lattes site CNPq. These data were supplemented and annotated in previously created form that includes the following information: name, qualification (undergraduate and graduate) courses taught in graduate school, a research group that works thematically (dissertation and thesis), guidance (graduate). Based on the analysis and interpretation of results, it appears that is appropriate to propose the cooperation networks for the spontaneous sharing of knowledge like that can be applied to the development of programs Postgraduate (PPGA and PPGCI), motivated by learning, where we can look for partnerships, to foster relationships through the promotion of events to promote meeting to present projects and research in progress in both programs Graduate, intensify calls for teachers to give lectures in rooms class in each subject correlated with their area and others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-16T15:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1393799 bytes, checksum: 907f42514d0dae661e8c13f40aa59f9a (MD5) Previous issue date: 2010-03-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1393799 bytes, checksum: 907f42514d0dae661e8c13f40aa59f9a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectRedes espontâneaspor
dc.subjectRedes pessoaispor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectKnowledge Managementeng
dc.subjectSpontaneous networkseng
dc.subjectPersonal networkseng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.titleViabilidade de formação de redes espontâneas pessoais de conhecimentos entre docentes de pós-graduação das áreas de Ciência da Informação e Administração da UFPBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Duarte, Emeide Nobrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292727379014867por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126597942058804por
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a informação e o conhecimento, como ativos fundamentais no âmbito das organizações, e, na perspectiva da Ciência da Informação, investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar a viabilidade de formação de redes colaborativas internas pessoais espontâneas de conhecimentos, entre os docentes/atores dos programas de Pós-graduação em Administração (PPGA), com os docentes/atores da área de gestão do Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB. A escolha do campo de pesquisa recai sobre os Programas de Pós-graduação de Administração e de Ciência da Informação, localizados no CCSA/UFPB, cujos sujeitos são os docentes do quadro permanente dos programas. Adota-se como instrumento de coleta de dados o currículo lattes do site do CNPq. Esses dados foram complementados e anotados em formulário previamente elaborado, que contempla os seguintes elementos: nome, qualificação (graduação e pós-graduação), disciplinas ministradas na pós-graduação, grupo de pesquisa em que atua, temática (dissertação e da tese) e orientação (pós-graduação). Com base na análise e na interpretação dos resultados, conclui-se que é oportuno propor redes de cooperação espontâneas para o compartilhamento dos conhecimentos afins, que poderão ser aplicados no desenvolvimento dos programas de Pós-graduação (PPGA e PPGCI), motivados pela aprendizagem contínua, na qual possamos buscar parcerias, no sentido de promover relacionamentos por meio da promoção de eventos; encontro para apresentação de projetos e pesquisas em andamento, nos dois programas de Pós-graduação; intensificar convites aos docentes, para proferirem palestras nas salas de aula em cada disciplina correlata com a sua área, entre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16357/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.