Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3987
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos
metadata.dc.creator: Duarte, Janete Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olga Maria Tavares da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ramalho, Francisca Arruda
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, de natureza quantitativa, objetivou analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES, pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB. Como fundamentação teórica, apresenta conceitos relacionados aos estudos de usuários e ao uso da informação e utiliza como ferramenta o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), por meio de questionário. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem alternativa. A amostra é composta por 88 alunos, mestrandos e doutorandos do Programa de Pósgraduação em Farmácia, que se caracterizam como uma população jovem, de predomínio feminino, a maioria dos quais nunca participou de treinamento do Portal. Os resultados revelam pontos positivos e negativos, no que se refere ao uso desse Portal, tais como: dificuldades para utilizá-lo, número de computadores nos laboratórios de pesquisa insuficiente e dificuldade de acessar fora do ambiente da universidade. Como pontos positivos, destacam-se a forte intenção de uso do Portal, mesmo após a conclusão da pós-graduação, o incentivo tanto dos professores quanto de seus pares para a utilização do Portal e a compatibilidade do horário do pesquisador com o laboratório de pesquisa. Conclui-se que a utilidade percebida não sofre influência da facilidade de uso, portanto, os usuários apresentam forte intenção de uso no Portal da CAPES.
Abstract: This quantitative research aimed to analyze the use of CAPES Periodic Portal by the students of the Post-graduation Program in Bioactive Synthetic and Natural Products from UFPB. It presents concepts related to information users and the use of information. Moreover, it uses the Technology Acceptable Model (TAM) as data collection tool, by means of a questionnaire. Furthermore, the research is characterized as an exploratory and descriptive one, under an alternative approach. The sample is formed by 88 Master and Doctor in Science students of the Post-graduation Program in Pharmacy, which are described as a young population. Also, most of them are women and never participate of training about the CAPES Periodic Portal. The results revealed some problems about the website use like difficulties in the website use; insufficient number of computers in the research laboratories; and difficulties in access the website outside the university environment. On the other hand, the research showed positive aspects as: a strong intention in using the Portal, even after the students have concluded their postgraduation courses; time compatibility of the researcher with the research laboratory. Another positive aspect the students are motivated by their professors and by their own colleagues to use the Portal. Then, it can be concluded that the utility perceived is not influenced by the facility in use. Therefore, it presents a strong intention in the use of the CAPES Periodic Portal.
Keywords: Estudo de usuários
Uso da Informação
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Portal de Periódicos da Capes
Users Study
Use of information
Technology Acceptable Model
Capes Periodic Portal
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: DUARTE, Janete Silva. Uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3987
Issue Date: 22-Jul-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.