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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ciência da informação e ambientes colaborativos de aprendizagem: um estudo de caso da plataforma Moodle-UFPB
metadata.dc.creator: Felipe, André Anderson Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Edvaldo Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Presume que a utilização de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem (ACA), juntamente com a utilização de práticas educacionais e métodos que estimulem a colaboração, podem atuar como mecanismos capazes de contribuir para a melhoria educacional do ensino dos cursos presenciais de Instituições de Ensino Superior (IES). A pesquisa investiga como a utilização da plataforma Moodle promove a aprendizagem de forma colaborativa na disciplina Introdução à Economia do curso presencial de Ciências Econômicas da UFPB/Campus I. E tem como objetivos verificar como os recursos informacionais são desenvolvidos no processo de aprendizagem, identificando quais os procedimentos da Gestão da Informação (GI), e investigar as condições de ensino-aprendizagem proporcionadas no Moodle para estimular os alunos a construírem conhecimento de forma colaborativa, identificando quais os procedimentos da Gestão do Conhecimento (GC) exercidos na disciplina. Para tanto, adota-se como referencial teórico os conceitos da Ciência da Informação (CI), Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Informação, Conhecimento, Colaboração, Aprendizagem Colaborativa, ACA, GI e GC, para dar o embasamento necessário ao estudo visando alcançar os objetivos propostos. Adota-se a abordagem qualitativa do tipo exploratório-analítico e o método do estudo de caso como recursos metodológicos para direcionar a pesquisa. Elegem-se a entrevista, a observação sistemática e o questionário semiestruturado como instrumentos de coleta e análise e dados. Os resultados mostram que a utilização do Moodle promoveu a construção de conhecimentos de forma colaborativa entre os alunos da disciplina Introdução à Economia, no entanto de maneira diferenciada, visto que, nem todos os processos de GI e GC, necessários para oportunizar o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, foram contemplados conforme postulam as teorias defendidas pela pesquisa. As situações colaborativas de aprendizagem entre os alunos não foram realizadas de forma contínua na disciplina. A análise das participações dos alunos nas ferramentas fóruns, questionários, recursos e tarefas, mostram de forma hipotética, possíveis problemas relacionados à motivação e a postura dos alunos frente à utilização do Moodle. Ressalta-se a necessidade de promover ações que possibilitem meios para que os alunos entendam os benefícios da utilização do Moodle e percebam que aprender de forma colaborativa, ultrapassa as barreiras de uma aprendizagem individualizada, por sugerir a troca, o repasse, e o ganho de conhecimento entre todos os participantes. Por fim, ela sugere novas perspectivas de atuação da CI em ACA, enfatizando a sua responsabilidade social em promover a informação e o conhecimento para os cidadãos, admitindo a Educação como um campo de atuação para tal meta.
Abstract: Assumes that the use of Collaborative Learning Environments (CLE), along with the educational practices and methods that encourage collaboration, can act as mechanisms that contribute to educational improvement of education in courses of Higher Education Institutions (HEI). The research investigates the use of Moodle promotes a collaborative learning in the discipline of Economics Introduction to Economics course for UFPB / Campus I. And aims to verify how the information resources are developed in the learning process, identifying the procedures of the Information Management (IM), and investigate the conditions of teaching and learning offered in Moodle to encourage students to construct knowledge collaboratively, identifying the procedures of knowledge management (KM) in the discipline exercised. To do that, as theoretical concepts of Information Science (IS), Education, Information and Communication Technology (ICT), Information, Knowledge, Collaboration, Collaborative Learning, CLE, GI and CG, to provide the necessary basis the study to achieve their goals. It adopts a qualitative approach is an exploratory, analytical method and case study as methodological tools to guide the search. Elect to interview, systematic observation and semi-structured questionnaire to collect tools and analysis and data. The results show that the use of Moodle promoted the construction of knowledge in a collaborative manner among students of introductory economics course, however differently, since not all cases of GI and CG, needed to provide the opportunity for development of learning collaborative were dealt with as stated by the theories advocated by the research. The situations of collaborative learning among students were not carried out continuously in the discipline. The analysis of participation of students in the tools, forums, quizzes, resources and tasks, show hypothetically possible problems related to motivation and attitude of students in relation to the use of Moodle. We stress the need to promote actions that allow a means for students to understand the benefits of using Moodle and realize that learning collaboratively, beyond the barriers of an individualized learning, for suggesting the exchange, transfer, and gain knowledge among all participants. Finally, it suggests new prospects for the involvement of CI in CLE, emphasizing their social responsibility to promote information and knowledge to citizens, even education as a field for that goal.
Keywords: Ciência da Informação
Educação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ambiente colaborativo de aprendizagem
Moodle
Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Informação
Conhecimento
Gestão da Informação
Gestão do Conhecimento
Information Science
Education
Information Technology and Communication
Collaborative learning environment
Moodle
Collaborative Learning
Collaboration
Information
Knowledge
Information Management
Knowledge Management
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: FELIPE, André Anderson Cavalcante. Ciência da informação e ambientes colaborativos de aprendizagem: um estudo de caso da plataforma Moodle-UFPB. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3998
Issue Date: 11-Apr-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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