Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeri, Christiane Soares Carneiro-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:27:03Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:45Z-
dc.date.available2011-08-01-
dc.date.available2018-07-20T23:48:45Z-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.citationNERI, Christiane Soares Carneiro. Black identity and recognition: inquiring about Brazilian Federal Law n. 10.639/03 at municipal schools in the city of João Pessoa/PB. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em ciências Juridicas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4359-
dc.description.abstractThis paper begins with the study of the trajectory of Black identity construction in Brazil from the controversial Abolition of Slavery and the precarious integration of Black people in class society, based mainly on the studies of Florestan Fernandes. Building on the analysis of that historical event, it is argued in favor its social impact on Black people s lifes has had far-reaching effects on shaping Black identity and has finally required Black Movement`s action meant to move political and social structures based on deep-rooted discriminating and stigmatising standards. Reversal of theses ideologically based standards is argued to be possible through education, chiefly intercultural, with anti-racist bias. It examines the effectiveness of Brazilian Federal Law n. 10.639/03, which made mandatory the inclusion of Afro-Brazilian and African Culture and History in primary education school curriculum, as a means for promoting racial equality through the inquiry of its application at municipal schools in the city of João Pessoa. The paper is methodologically structured on the concepts of ideology, identity, multiculturalism and interculturality, with this last one as the main proposed conclusion reached by its author. It is built on the work of the following theoreticians: Charles Taylor and Stuart Hall.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 605374 bytes, checksum: c8afe3d73a84011c173c644c23e28c92 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 605374 bytes, checksum: c8afe3d73a84011c173c644c23e28c92 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2123 bytes, checksum: 999a786ad52ae0b5091119ca3bae7b93 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectBlack identityeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectMulticulturalismeng
dc.subjectIntercultural educationeng
dc.titleIdentidade negra e reconhecimento: interrogando a lei 10.639/03 nas Escolas do Município de João Pessoapor
dc.title.alternativeBlack identity and recognition: inquiring about Brazilian Federal Law n. 10.639/03 at municipal schools in the city of João Pessoa/PBeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pimentel, José Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080009412950359por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281669553500604por
dc.description.resumoO presente trabalho, em seu início, dedica-se a estudar a trajetória da construção identitária negra no Brasil a partir do advento polêmico da abolição e da precária integração do negro na sociedade de classes, fazendo-o principalmente com base nos estudos de Florestan Fernandes. A partir da análise desse momento histórico, defende-se que sua repercussão na vida dos negros influenciou profundamente a formação da identidade negra, e acabou por demandar a atuação do Movimento Negro no sentido de fazer mover as estruturas sociais e políticas fortemente sedimentadas em referenciais negativos e estigmatizantes. A reversão de tais referenciais ideologicamente criados é proposta aqui a partir da educação, notadamente da educação intercultural, sob o viés antirracista. Analisa-se a efetividade da Lei 10.639/03, que tornou obrigatória a inclusão, no currículo oficial da rede básica de ensino, da temática História e Cultura afro-brasileira e africana, como meio conducente à promoção da igualdade racial a partir da investigação da realidade de sua aplicação no âmbito das escolas municipais de João Pessoa. O trabalho estrutura-se metodologicamente nos conceitos de ideologia, identidade, multiculturalismo e interculturalidade, consistindo esta última na principal sustentação conclusiva do autor. São autores teóricos que fundamentam este trabalho: Charles Taylor e Stuart Hall.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentciências Juridicaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Jurídicaspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12852/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf591,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.