Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTelo, Florita Cuhanga António-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:27:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:46Z-
dc.date.available2012-05-04-
dc.date.available2018-07-20T23:48:46Z-
dc.date.issued2012-03-15-
dc.identifier.citationTELO, Florita Cuhanga António. Angola: A trajetória das lutas pela cidadania e a educação em direitos humanos. 2012. 241 f. Dissertação (Mestrado em ciências Juridicas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4373-
dc.description.abstractThis work intends to make a contribution to the study of human rights in Angola. Initially, we tried to know the factors that contributed to the historical formation of Angolans, especially for the years 1975, 1991 and 1992 and analyze the understanding that governments have had on human rights from the reading and its relation to legislative social practices of violence. Then presented conceptual frameworks of human rights on the basis of this historical review. In this process, it includes education as the means by which subjects are socialized. In the context of naturalization of violence, education plays a key role. We tried to also understand the formal education in Angola and their relation to social emancipation. And so we understand how and why human rights education can be a means of achieving democracy, tolerance and combat violence. We also analyzed the activities of NGOs that develop in human rights in Angola. The research was character bibliographic, documentary and field research using oral history.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:27:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1466016 bytes, checksum: c4ba1eda3e4cfc6af2ff462f5966b14f (MD5) Previous issue date: 2012-03-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1466016 bytes, checksum: c4ba1eda3e4cfc6af2ff462f5966b14f (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2299 bytes, checksum: a673728584ae3c737ebb6ff3720cb5fe (MD5) Previous issue date: 2012-03-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectEducação em Direitos Humanospor
dc.subjectParticipação Política e Cidadaniapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectAngolaeng
dc.subjectHuman Rightseng
dc.subjectHuman Rights Educationeng
dc.subjectPolitical Participation and Citizenshipeng
dc.subjecthistoryeng
dc.titleAngola: A trajetória das lutas pela cidadania e a educação em direitos humanospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosa Maria Godoy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6110897091327776por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501340457598233por
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a dar uma contribuição ao estudo dos direitos humanos em Angola. Inicialmente, procurou-se conhecer os elementos que contribuíram para a formação histórica dos cidadãos angolanos, com destaque para os anos de 1975, 1991 e 1992, e analisar o entendimento que os governos tiveram sobre direitos humanos a partir da leitura legislativa e sua relação com as práticas sociais de violência. Em seguida, apresentaram-se referenciais conceituais de direitos humanos em função desta leitura histórica. Neste processo, inclui-se a educação como o meio através do qual os sujeitos são socializados. Num contexto de naturalização da violência, a educação desempenha papel fundamental. Buscou-se, ainda, compreender a educação formal em Angola e sua relação com a emancipação social. E, assim, perceber como e por que a educação em direitos humanos pode ser um meio de concretização da democracia, da tolerância e de combate à violência. Também foram analisadas as atividades das ONG que desenvolvem ações em prol dos direitos humanos em Angola. A pesquisa teve caráter bibliográfico, documental e pesquisa de campo utilizando a história oral.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentciências Juridicaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Jurídicaspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12858/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.