Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Amanda Patrycia Coutinho de-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:27:13Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:54Z-
dc.date.available2014-06-03-
dc.date.available2018-07-20T23:48:54Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Amanda Patrycia Coutinho de. Direito autoral na representação capitalista: o caso da indústria fonográfica no Brasil. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em ciências Juridicas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4395-
dc.description.abstractBased on the analysis of capitalist restructuring, this thesis aims at examining the movement of contemporary capitalism which explains the convenience and valorization of cultural production, as well as the authorial rights role within this context. The very Economy increasingly depends on both property and services provided by this medium. Culture is strongly connected with technology. On being so, culture is no longer residual inducing to capital accumulation. On the contrary, culture is an activity subscribed to production and reproduction of capital. This movement is currently legitimate through the neo-development discourse, which relates culture to development and maximization of the protective standards of IP (Intellectual Property), and therefore these factors lead to concepts, such as cultural Economy, and creative Economy. Accordingly to all factors herein referred to, this study raises a hypothesis, which is proposing that authorial rights, before paying author s remuneration, assure both controlled scarcity and the extraction of profits for capital accumulation. It thus becomes clear that music industry comes out as an analytical instrument. Upon associating Political Economy and Cultural Studies, one intends to accomplish a thorough comprehension of authorial rights, including their contradictions and updated meaning. Moreover, this study is meant to contribute to further researches on this increasing and contemporary field, which is concerned with resolutions and public policies. The latter are capable of furnishing measures to decentralize the cultural production, besides pointing out the structural contradictions of society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2447857 bytes, checksum: 609ed1887de3bcba5598f48cd2440ad0 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2447857 bytes, checksum: 609ed1887de3bcba5598f48cd2440ad0 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2951 bytes, checksum: c8ea90c53a6f57f0b4d72f61ff52847f (MD5) Previous issue date: 2013-03-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDireito autoralpor
dc.subjectIndústria fonográficapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectAuthorial Rightseng
dc.subjectPhonographic Industryeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectEconomyeng
dc.titleDireito autoral na representação capitalista: o caso da indústria fonográfica no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rolim, Renata Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7764104929961081por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017556731417353por
dc.description.resumoA partir da análise da reestruturação capitalista explora-se o movimento do capitalismo contemporâneo que explica a conveniência e a valorização do cultural e o papel do direito autoral nesse contexto. A própria economia depende cada vez mais dos bens e serviços dessa esfera. Fortemente amparada pela tecnologia, a cultura já não é residual à acumulação, senão uma atividade inscrita na própria produção e reprodução do capital. Esse movimento é atualmente legitimado através do discurso novo-desenvolvimentista que relaciona cultura, desenvolvimento e maximização dos padrões de proteção da PI (Propriedade Intelectual), na emergência de conceitos como Economia da cultura e criativa. Por isso, a hipótese básica propõe que o direito autoral, antes da remuneração do autor, assegura a lógica da escassez controlada e a extração de lucro para o capital. Nessa dinâmica, a indústria da música emerge como emblema analítico. A partir da articulação entre economia política e estudos culturais, espera-se contribuir para a compreensão do direito autoral, suas contradições e sentidos atuais. Colaborar para um campo de pesquisa contemporâneo e crescente, preocupado com regulamentações e políticas públicas que descentralize a produção cultural e representem as contradições estruturais da sociedade é a disposição final desta pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentciências Juridicaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências Jurídicaspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12894/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.