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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Manipulação na telepolítica paraibana: um estudo de caso sobre o último debate entre os candidatos ao governo do estado em 2006
metadata.dc.creator: Camara, Alexandre Jose Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olga Maria Tavares da
metadata.dc.description.resumo: A complexa relação que envolve os campos da comunicação e da política, tendo como pano de fundo a busca pelo poder, encontrou, na modernização da tecnologia e dos meios de comunicação, o ambiente propício para o seu desenvolvimento. Várias foram as transformações na sociedade pós moderna, que passou a dispor do espaço midiático, sobretudo dos meios de comunicação audiovisuais, principalmente a televisão, como fonte fundamental de informação, entretenimento e visibilidade. Ciente das possibilidades do meio, o ator político desenvolveu um jogo estratégico baseado na espetacularização e na administração da sua visibilidade, atuando e difundindo, a partir desse imenso palco midiático, imagens arquetípicas cuidadosamente construídas. Então, o presente estudo propõe-se a analisar o fenômeno da espetacularização da política no meio televisivo paraibano e refletir a postura do veículo TV Cabo Branco, numa das disputas políticas mais acirradas do Estado da Paraíba, que culminou com a vitória de Cássio Cunha Lima. Portanto, esta dissertação parte de uma abordagem interdisciplinar ao analisar o vídeo do último debate entre os candidatos ao governo do Estado da Paraíba, nas eleições de 2006. O estudo é baseado nos teóricos da comunicação, da sociologia, da política e dos estudos do imaginário coletivo. Complementa essa exposição, algumas matérias publicadas no jornal O Norte, assim como artigos da Lei Eleitoral Brasileira, cuja tentativa de regularização da atuação dos meios de comunicação tem sido uma constante ao longo da história das eleições no Brasil. Desse modo, busca-se, à luz do referencial teórico proposto, trazer à tona elucidações sobre a possibilidade do uso estratégico da imagem, da oralidade e da condução manipulativa no debate de 2006. Logo, questiona-se o intuito do veículo em questão a ajudar a gerir, de forma diferenciada, a visibilidade dos dois candidatos ao governo do estado naquele ano, no espaço delimitado pela Audiovisualidade.
Abstract: The complex relationship that involves the fields of communication and politics, having as backdrop the search for power, has found in the technology and media modernization, the propitious environment to its growth. There were several changes in postmodern society that passed to dispose of the media space, especially the broadcast media, mainly the television, as a fundamental source of information, entertainment and visibility. Being aware about the media possibilities, the political actor has developed a strategic game based on spectacle and administration of his visibility, acting and spreading from that huge media stage, archetypal images carefully constructed. So, this study aims to analyze the politic spectacle phenomenon in Paraiba State broadcasting, reflecting about the Cabo Branco TV stance in one of the most heated political disputes of Paraiba State that culminated with Cassio Cunha Lima victory. Therefore, this work starts of an interdisciplinary approach and analyzes the final debate video among the candidates for governor of Paraiba, in the 2006 elections. The study is based on communication, sociology and politics theories and studies of the collective imaginary. Complementing this exhibition, there are some newspapers stories published by O Norte newspaper, as well as articles of the Brazilian Electoral Law, whose attempt to regulate the actions of the media have been a constant throughout the history of elections in Brazil. Thus, we seek in the theoretical framework proposed bring out clarifications about the possibility of a strategic use of image, verbal and manipulative conduct in 2006 s debate. So, it is questioned about this broadcast the intention to manage differently, the two government candidates visibility in that year on a space delimitated by audiovisual field.
Keywords: Manipulação
Produção de sentido
Televisão
Imaginário político
Debate eleitoral
Telepolítica no Estado da Paraíba
Manipulation
Production of meaning
Television
Political imaginary
Electoral debate
Telepolitics in the state of Paraiba
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: CAMARA, Alexandre Jose Barbosa da. Manipulação na telepolítica paraibana: um estudo de caso sobre o último debate entre os candidatos ao governo do estado em 2006. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4462
Issue Date: 29-Apr-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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