Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Elton Bruno Barbosa-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:40Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:05Z-
dc.date.available2012-10-11-
dc.date.available2018-07-20T23:51:05Z-
dc.date.issued2012-03-23-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Mutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitais. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4469-
dc.description.abstractThe question of content production for the communication media inserted in the scanning process and, consequently, the actual process of technological convergence issues are largely unexplored in the academic world. Accordingly, we set for digital radio, our object of study, the following problem: the media culture of radio mutations raise a new practice in digital content production. Regarding the approach to the problem this research is qualitative in nature. As the study's goals is characterized as an exploratory study, but is also structured on certain aspects that guide the dialectical approach, since our object is in an area of frequent mutation, the digital environment. The survey takes into account the four laws of media by McLuhan established about the consequences caused by technological innovations in media culture. The study is divided into five chapters, whose discussion turns to considerations of reinventing media, technological and cultural Brazilian radio, internet radio and the relationship, the reflection on the main characteristics of digital radio, its challenges, impacts and experiences , trends and perspectives, the approach of the current environment of technological convergence and its contributions to the design of new languages for radio content, the discussion about the new practice in the production of digital content from the literature review of media genres and the suggestion new radio formats that are based on the adoption of interactive features and contextually convergent able to enhance the performance of new users listeners of digital radio.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1217561 bytes, checksum: 80486693555edadcee476e93fee10422 (MD5) Previous issue date: 2012-03-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 1217561 bytes, checksum: 80486693555edadcee476e93fee10422 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 398177 bytes, checksum: 19c8735824bc3dd79ff5d184ba02125d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2034 bytes, checksum: 44e39b8c32045db5af959572885cebf5 (MD5) Previous issue date: 2012-03-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRádio digitalpor
dc.subjectCultura midiáticapor
dc.subjectConvergênciapor
dc.subjectProdução de conteúdospor
dc.subjectFormatos radiofônicospor
dc.subjectDigital radioeng
dc.subjectCulture mediaeng
dc.subjectConvergenceeng
dc.subjectContent productioneng
dc.subjectRadio formatseng
dc.titleMutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Olga Maria Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3654856659579727por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9274423631850664por
dc.description.resumoA questão da produção de conteúdos comunicacionais para as mídias inseridas no processo de digitalização e, consequentemente, no atual processo de convergência tecnológica são temas ainda pouco explorados no universo acadêmico. Nesse sentido, definimos para o rádio digital, nosso objeto de estudo, o seguinte problema: as mutações da cultura midiática radiofônica suscitam uma nova práxis na produção de conteúdos digitais. Em relação à abordagem do problema a presente pesquisa é de natureza qualitativa. Quanto aos objetivos pretendidos se caracteriza como um estudo exploratório, mas está estruturado também em certos aspectos que norteiam a abordagem dialética, uma vez que nosso objeto encontra-se em um espaço de mutação frequente, o ambiente digital. A pesquisa leva em consideração as quatro leis da mídia estabelecidas por McLuhan a respeito das consequências provocadas pelas inovações tecnológicas na cultura midiática. O estudo está dividido em cinco capítulos, cujas discussões se voltam para as considerações sobre a reinvenção midiática, tecnológica e cultural do rádio brasileiro; a relação rádio e internet; a reflexão sobre as principais características do rádio digital, seus desafios, impactos, experiências, tendências e perspectivas; a abordagem do atual cenário de convergência tecnológica e suas contribuições para a concepção de novas linguagens para os conteúdos radiofônicos; a discussão sobre a nova práxis na produção dos conteúdos digitais a partir da revisão de literatura sobre os gêneros midiáticos e a sugestão de novos formatos radiofônicos que tenham como base a adoção de características contextualmente interativas e convergentes capazes de potencializar a atuação dos novos usuários-ouvintes do rádio digital.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12866/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.