Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4478
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Midiatização da resenha cinematográfica no site Omelete: hipermídia e participação do público
metadata.dc.creator: Firmino Júnior, João Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olga Maria Tavares da
metadata.dc.description.resumo: A questão da midiatização nos surge como um fenômeno inacabado, mas, com a análise de algumas resenhas cinematográficas, em seus aspectos audiovisuais, textuais e os comentários do público, pretendemos entender como elas, em um determinado site, vêm sendo parte de um processo de midiatização, revelando o transbordamento das relações sociais para um meio que vem se tornando cada vez mais um espaço, e com isso gerando a noção de web-resenha . Nosso objetivo está em descobrir como essa relação naturalmente complexa e impura entre resenha e Web está gerando novas práticas midiáticas, como isso influencia novas formas de produção da mensagem, mas também de experiências com a resenha. Quanto ao nosso método, temos a Análise de Conteúdo, do meio e da mensagem, mas usada de uma forma pouco formalista, permitindo um tipo de análise que ocorreu de acordo com o que o nosso objeto e sua problemática vêm nos trazendo, sem que os tenhamos colocado numa estrutura demasiadamente rígida. O fato é que descobrimos que essa nova forma de fazer resenha não se limita à resenha textual online ou à resenha audiovisual online , mas inclui todo o entremeio da Web e toda a experiência humana resultante disso, desse contato com hipermídia e possibilidades interativas. Enfim, devemos explicar que analisamos dois aspectos, o da produção da mensagem principal e a das mensagens de retorno do público interagente, frente a um processo de midiatização das resenhas ainda em andamento, e que nos tem revelado que a dimensão da web-resenha não é um processo que vem depois das resenhas online , mas que ambas as caracterizações coexistem, sendo dimensões diferentes de um mesmo fenômeno.
Abstract: Mediatization arises as an unfinished phenomenon, but with the analysis of some film reviews on audiovisual and textual aspects, and also, viewers comments, we want to understand how the latter, in a given site, has been part of a mediatization process, revealing the overflow of social relations to a means that is increasingly becoming a space, and thus generating the concept of "web-review." Our goal is to discover how this relationship between naturally complex and impure review and Web is generating new media practice, how this influences new production of the message, but also experiences with reviews. As for our method, we have the content analysis, the means and the message, but used in a somewhat formalistic way, allowing a type of analysis that took place according to what our objective is, bringing their problems without an excessively rigid structure. The fact is that we find that this new form of review is not limited to "online textual review" or " online audiovisual review ", but it includes all the Web inset and all the resulting human experiences - this contact with hypermedia and interactive possibilities. Finally, we explain that we analyzed two aspects, and the main message and the return messages from the interacting public, facing a process the process of mediatization of underway reviews, and we have shown that the dimension of "web-review" is not a process that comes after the "online reviews", but that both characterizations coexist, as different dimensions of the same phenomenon.
Keywords: Resenhas cinematográficas
Omelete
Público interagente
Hipermídia
Midiatização
Film reviews
Omelete
Interacting public
Hypermedia
Mediatization
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: FIRMINO JÚNIOR, João Batista. Midiatização da resenha cinematográfica no site Omelete: hipermídia e participação do público. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4478
Issue Date: 9-Mar-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.