Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4512
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação ambiental na formação do pedagogo: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena de Pedagogia da UFPB João Pessoa |
Autor(es): | Lopes, Theóffillo da Silva |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | Ao entender que a problemática ambiental e toda a crise social que se apresenta na sociedade pós-moderna é algo latente, pode-se observar que faz-se solícito uma educação que se perceba inserida nesse contexto. Uma educação que não apenas seja transmitida dentro do espaço escolar, mas para além do mesmo. Que seja formada e transformada através da própria formação inicial dos educadores. Para tanto, essa pesquisa buscou investigar a dimensão ambiental inserida no curso de Pedagogia da UFPB Campus I. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa de abordagem documental/bibliográfica, para análise do Projeto Político Pedagógico do curso, assim como também das ementas e programas das disciplinas do mesmo. Foi realizado ainda questionários semi-estruturados com professores e alunos do curso, a fim de assim, identificar como a dimensão ambiental vem sendo inserida no processo educativo de formação desses educadores. Como resultados, obtivemos a constatação de que a dimensão ambiental se encontra infimamente inserida no PPP, ementas e programas das disciplinas, e que mesmo sendo já conhecida e reconhecida pelos professores de forma interdisciplinar e transversal, para os alunos, essa concepção ainda não se faz presente, revelando a necessidade de maior discussão e reflexão sobre a dimensão. |
Abstract: | Understanding the environmental issues and social crisis that has all the postmodern society is something latent, we observed that caring is an education that is perceived within this context. An education is not only transmitted within the school environment, but beyond it. That is formed and transformed through the proper training of educators. To this end, this research sought to investigate the environmental inserted in the Faculty of Education UFPB Campus I. For this, we used a qualitative methodology approach document/literature for analysis of the Political Pedagogical Course, as well as the menus and programs of the same disciplines. Was also developed semi-structured questionnaires with teachers and students of the course, so in order to identify how the environmental dimension has been inserted in the educational training of educators. As a result we obtained evidence that the environmental dimension is inserted into the vanishingly PPP, menus and programs of the disciplines, and that even being already known and recognized by the faculty interdisciplinary and cross to the students, this design still is not present, revealing the need for further discussion and reflection on the scale. |
Palavras-chave: | Educação Educação Ambiental Formação do pedagogo Meio Ambiente Education Environmental Education Formation of the Pedagogue The Environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gerenciamento Ambiental |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Citação: | LOPES, Theóffillo da Silva. A educação ambiental na formação do pedagogo: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena de Pedagogia da UFPB João Pessoa. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4512 |
Data do documento: | 27-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.