Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Cristhiane da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:49:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:36Z-
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.available2018-07-20T23:51:36Z-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Cristhiane da Silva. Educação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolar. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4545-
dc.description.abstractIndividualistic attitudes are commonplace in our society fruit of competitiveness and consumerism. Given the above framework is needed to analyze the importance in addressing the individual's relationship with the environment, the need of creating new habits and modes of consumption. The aim of this study was to assess the understanding of students and teachers from two schools in the city of João Pessoa on sustainable consumption and waste within the culture of the school. This research was conducted in two public schools teaching the EMEF General Francisco Notare and EEEFM Alice Carneiro both the city of João Pessoa. Throughout the research that is necessary to promote school issues regarding sustainable consumption and minimizing the impacts of culture of waste imposed on us every day. An education focused on conscious consumption is extremely valuable in the contemporary context in which our society is thus awakening future generations, since its formation is indispensable to sustainable practices, so that a new standard of sustainability is achieved harnessing the innovative potential youth and new generations that are to come in relating to their natural habitat in an ethical and responsible manner. The study presented an analysis of the sustainable consumption as a way to build a critical perspective of the students within the school, involving the intertwining of themes: environment and wasteful consumption. As results we can conclude that environmental education becomes relevant to address this as an issue in everyday current, being necessary a proposal that must be present within the school environment.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4189429 bytes, checksum: 0cf3bac5e39923d7487127dcfd10fe8c (MD5) Previous issue date: 2013-02-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4189429 bytes, checksum: 0cf3bac5e39923d7487127dcfd10fe8c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2013-02-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSustentávelpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectSustainable Consumptioneng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.titleEducação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509554568530853por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1814425420159572por
dc.description.resumoAtitudes individualistas são corriqueiras em nossa sociedade fruto da competitividade e do consumismo. Diante do quadro exposto se faz necessário analisar a importância em se abordar a relação do indivíduo com o meio ambiente, quanto à necessidade da criação de novos hábitos e modos de consumo. O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos alunos e professores de duas escolas da cidade de João Pessoa sobre o consumo sustentável e a cultura do desperdício no do âmbito escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino EMEF General Ângelo Francisco Notare e na EEEFM Alice Carneiro ambas da cidade de João Pessoa. Ao longo da pesquisa observa-se que é necessário fomentar nas escolas questões que concernem ao consumo sustentável e minimização dos impactos da cultura do desperdício imposta a nós todos os dias. Uma educação voltada para o consumo consciente é de extrema valia no contexto contemporâneo em que nossa sociedade se encontra. Despertar as futuras gerações, desde a sua formação para práticas sustentáveis é indispensável, para que um novo padrão de sustentabilidade seja alcançado aproveitando o potencial inovador da juventude e das novas gerações que estão por vir em se relacionar com seu habitat natural de forma ética e responsável. O estudo apresentou uma análise da relação consumo sustentável como forma de construir uma perspectiva crítica dos alunos dentro do âmbito escolar, implicando o entrelace das temáticas: meio ambiente consumo e desperdício. Como resultados pode-se concluir que a educação ambiental se faz pertinente para tratar de uma problemática tão presente no cotidiano atual, sendo uma proposta necessária que deve estar presente dentro do universo escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGerenciamento Ambientalpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13149/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.